quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contos moucos dos loucos (VIII)

Ensaio
Chovia lá fora. Sim, lá fora, porque aqui dentro sequer gotejava.
Ele e a sua guitarra berravam She loves you, yé yé yé!...
Eis que falta a luz.
Silenciaram.

O banho
Ainda não era verão. Mas o calor estava insuportável. Despiu-se rapidamente. Entrou no boxe. Queria tomar um demorado banho, refrescante, revigorante...

Abriu a torneira. E eis que desce aquele jato de água, bem misturada, na temperatura ideal, nem quente, nem fria. Deixou-se ficar. Pensava. Pensava em como era possível montar num cavalo selvagem. Era perigoso... só mesmo os "cow-boys"! E ele não era "cow-boy", mas era quase, e isso o consolava: era um requisitado "call-boy"

A lógica
Sentou-se no banco do calçadão, aquele do poeta (ainda mantinha os óculos), e chorou. Chorou as lágrimas de ontem e de hoje.
Era um avião. Então, eles perguntavam-lhe "Aviões também caminham?". E ela não dava ouvidos. Fingia não escutar. Fingia. Fingida. Ah, se soubessem a verdade...

Estava sentado num banco da Praça da República. Olhava para a estátua no centro da praça. Passou um "dimenor" que lhe pediu um trocado... Uma moça de 'vida airada' passou por ele olhando-o fixamente... Ele virou o olhar... Um homem de uns 35 anos sentou-se no mesmo banco... Passou um mendigo que lhe pediu uns trocados... O "dimenor" continuou por perto, agora eram seis "dimenor"... Um segundo homem sentou-se no banco...

Então, o homem que estava sentado num banco da Praça da República levantou-se. E saíu apressadamente da Praça da República. "Ufa!" - exclamou ele quando se sentiu em segurança.
Era um dia de final de semana, sexta-feira, sábado e domingo.
Para ele todos os dias poderiam ser finais, como finais eram todos os dias.
Hoje era um dia de fim-de-semana, sábado. Amanhã, domingo, às 23h 59 acabará o fim-de-semana. E, é claro, será o final da semana.
No dia seguinte, segunda-feira, começará outra semana. Que poderá ser final. Em qualquer dos dias.

Agência Abreu
- Salaam aleikum!
- Aleikum salaam!
- Sou árabe, e você?
- Sou judeu australiano.
- E eu sou árabe muçulmano.
- Xiita?
- Não, sunita. Mas sou austríaco.
- Sou judeu ortodoxo, e este meu amigo é sefardita e a minha amiga é judia messiânica. 
- Prazer!
- Prazer é meu!
- Sim, sou sefardita ocidental, mas 90% dos meus amigos são amish, vivi muitos anos em Shipshewana, no Estado de Indiana, nos EUA... e adoro Salt Lake City!
- Que interessante! Esse melting pot me faz lembrar a minha esposa, brasileira, que conheci numa excursão à Europa da Agência Abreu... Nos falamos pela primeira vez na parada em Fátima...
- Hã?
- Pois é, ela é umbandista, a irmã é espírita, o irmão é da Bola de Neve Church, e os pais, da Igreja Internacional da Graça de Deus, do R.R. Soares...
- Que barato! A minha irmã mora em Beirute, meu irmão mais novo mora em Bagdá, e o mais velho, em Bruxelas, e os meus pais, em Dubai.
- Tenho um tio que viaja pelo mundo. Já foi a Del Castilho, a Lourdes, a Meca e ao Maracanã. Conhece a Agência Abreu?
- Não, nunca excursionei pela Abreu.
- Que pena!

Ansioso...
O telefone tocou. Atendeu. Não era ela. Era ele.

Esquecimento
Estava a dormir quando sonhei. Quando acordei não me lembrei o que sonhei.

O galo
Ele estava olhando para o céu, interrogando-se "será que vai chover?" quando um galo cantou. "Onde está o galo?" procurou descobrir. Nunca soube onde estava o galo. Mesmo assim, foi à "Grande Manifestação Popular Espontânea" pois ouvira dizer que o galo estaria lá...
Estava na fila aguardando o embarque. Brincava no moleskine com o símbolo do euro... € E... C=...
Quando o táxi se aproximou lembrou-se de olhar a carteira. Era o que temia... só tinha moedas! O táxi não aceitaria cartões, cheques, travellers... Pô, e agora?!!
Desanimado saíu da fila. Atravessou a avenida. Foi para a fila. Esperou uns quinze minutos. Pegou o 310, Praça XV - Del Castilho.

Anteriores: 
Contos moucos dos loucos (VII)
Contos moucos dos loucos (VI)
Contos moucos dos loucos (V)
Contos moucos dos loucos (IV)
Contos moucos dos loucos (III) 
Contos moucos dos loucos (II)
Contos moucos dos loucos

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-