Amigos e amigas
Não consigo acompanhar de forma totalmente apática o que estamos presenciando na politica e no Estado brasileiro!
Acabo de ler o artigo(s) da Dora Kramer (abaixo) e não pude me conter! Foi a "gota d'água"!
Se a candidata do governo sair vencedora nas próximas eleições, cada um de nós terá uma pequena parcela de responsabilidade pelas consequências deste continuismo. Enquanto temos tempo, acho que devemos tentar algum movimento para evitar este sério dano, de proporções incálculáveis!
Um Estado ocupado, de forma inescrupulosa e sem precedentes (até agora por 30.000 funcionários) apenas pelo fato de serem filiados a um partido político é no mínimo uma calamidade!
Lembro também que todos os ministros da justiça, que foram (nos últimos 8 anos) e serão indicados, são da confiança do presidente!
Um presidente personalista, demagogo, populista, corrupto e dissimulado que consegue sair limpo de todas as acusações (do mensalão à quebra de sigilo) desrespeitando o estado de direito, tratando as denúncias verdadeiras como: "sempre foi assim" ou "futricas menores da oposição", acumulará cada vez mais poder e impunidade. Por muito menos tivemos um impeachment!
Um presidente que de forma carismática, tipica dos ditadores, domina a opinião pública trazendo para si conquistas que ele próprio criava barreiras e criticava no governo passado, anestesiando a oposição que alega receio de "bater" no politico que tem ampla maioria do povo, ficará livre para fazer e dizer o que quizer.
Um governo que tem como único crédito a sabedoria de ter mantido o que foi feito no governo anterior e a grande sorte de ter tido o mundo em crescimento, não garante condições para fazer tudo que ainda falta ser feito neste país.
Um presidente que conseguiu eliminar do processo eleitoral o debate político, para apenas se preocupar em corromper políticos da pior espécie e com isto provavelmente levar para o nosso futuro congresso o que tem de pior na nossa política, e assim obter sempre maioria de suas demandas, não parece estar preocupado com a democracia! Aproveito para lmebrar votos de oposição nas demais esferas da eleição!
Um governo que usa os nossos recursos financeiros de forma politiqueira nos programas assistencialistas, poderá ter que lidar com futuras dificuldades externas e o inchaço interno, podendo, em caso de crise séria, responsabilizar grupos ou pessoas, como os fascistas costumam fazer.
É um governo que cada vez mais ficará com a cara (um pouco melhorada) da Venezuela (ou da Argentina) cujo presidente tem o Estado na mão, se reelegendo "democraticamente", não tendo uma oposição ativa, mesmo estando em sérias crises financeiras.
A alternância de poder por si só já seria uma justificativa para a necessidade de mudanças, não acham?
Não se trata de ter que gostar muito da opção que temos! Estamos num vazio de boas lideranças de oposição. O Serra é, no mínimo, competente, com princípios éticos e comportamento de um democrata, que ao longo da sua carreira provou.
Trata-se principalmente de defender a democracia onde teremos justiça, liberdade e direitos preservados, com o debate politico das novas gerações que ficaram totalmente à margem disto.
Se cada um de nós conseguir mobilizar 10 amigos para não votarem nulo nem em branco mas sim no candidato que tiver alguma possibilidade de ir para o segundo turno e quem sabe poder vencer, estaremos criando condições para um Estado democrata, honesto, organizado e justo.
Já ouvi da boca de muitas pessoas conhecidas: "o governo está dando certo, por que mudar?" Peço a elas uma maior reflexão! Esta forma de ver a política é muito personalista e alienada.
Vocês me conhecem e provavelmente não imaginariam eu tomar esta iniciativa! São convicções políticas democráticas que ao longo da minha vida me permitem avaliar as péssimas consequências que este continuísmo nos causará!
Isto não é um artigo e portanto tem apenas o caráter íntimo, nada jornalístico, nem acadêmico e muito menos pretensioso. É simplesmente um desabafo para tentar junto aos amigos e conhecidos melhorar nossa participação política nos destinos deste país, nos tornando parte do resultado!
Espero que este desabafo possa mobilizar sentimentos semelhantes! Pelo menos tentei! Acho que ainda é possível!
Colaboração: Peter Wilm Rosenfeld
14 Ago 2010
17 Ago 2010
08 Set 2010
11 Set 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-