terça-feira, 15 de maio de 2012

E se a Grécia sair? Vamos com eles?

Camilo Lourenço 

Wolfgang Schäuble

Quando Wolfgang Schäuble disse que Vítor Gaspar poderia ser o próximo presidente do Eurogrupo, um dos analistas internacionais com quem falo há anos perguntou-me: "O que tem o vosso ministro para o Schäuble lhe fazer o elogio que não fez aos ministros das Finanças espanhol, irlandês e italiano"? 
"Já viu os nossos indicadores mais recentes?", perguntei. "Não", foi a resposta. É por isso que os elogios (e este foi um graaande elogio) são importantes. No caso, é como se recebêssemos a caução do país a quem os investidores pagam para "guardar" o seu dinheiro.
Schäuble tê-lo-ia feito só por causa da sua relação pessoal com Vítor Gaspar? Não. Se o fez foi porque estamos a adoptar políticas correctas. Os factos confirmam isso: a 12 de Janeiro o "WSJ" publicou um artigo pouco elogioso para Portugal e as taxas de juro dispararam. Cinco meses depois a Grécia está à porta da rua e fala-se mais de Espanha do que de nós. Ontem a "Fitch" elogiou o nosso esforço e na reunião do Eurogrupo aconteceu o mesmo.
O que se disse acima chega para jurar que se os gregos saltarem do Euro não vamos atrás? Não. Mas o facto de os mercados e os analistas já estarem a olhar para nós de forma diferente dá-nos argumentos reforçados para pedirmos a "mão" alemã se a Grécia cair no caos. E isso faz toda a diferença.
Para os que não gostam da Troika, alguns dos quais têm dito autênticas alarvidades sobre o programa de ajustamento, deixo a pergunta: se nos últimos 10 meses não tivéssemos feito das tripas coração, alguém tem dúvidas que saltaríamos com a Grécia? Estranho país este onde ser bom aluno é confundido com vassalagem, ou "colonização" (como lhe chamou Manuel Alegre).
Título e Texto: Camilo Lourenço, Jornal de Negócios, 15-05-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-