quarta-feira, 10 de julho de 2013

[Portugal] Notícias que fazem a esquerdalha capitaneada pela jararaca-mor enfiar o dedo no… e rasgar!

Católica estima que economia portuguesa cresceu no segundo trimestre 
Exportações portuguesas cresceram 5,6% em Maio 
 

Católica estima que economia portuguesa cresceu no segundo trimestre
Rita Faria
Economia portuguesa terá interrompido um período de dez trimestres consecutivos de quebra em cadeia do PIB, e terá crescido 0,6% entre Abril e Junho.
O crescimento de 0,6% no segundo trimestre deste ano representa, ainda assim, uma contracção homóloga de 2,5% (em comparação com o mesmo trimestre de 2012). São números que comparam favoravelmente com os dados do primeiro trimestre deste ano, em que o PIB caiu 0,4%, em comparação com os três últimos meses do ano passado e 4% face ao período homólogo.
A concretizar-se a estimativa do Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP), da Universidade Católica, a economia nacional terá interrompido um período de dez trimestres consecutivos de quebra do PIB. Por outro lado, registará o décimo trimestre consecutivo de queda homóloga.

O NECEP justifica estas previsões com a melhoria da actividade económica, que é extensiva à generalidade dos indicadores, com destaque para a actividade exportadora. “O consumo e o investimento apresentaram também sinais favoráveis, o que é um aspeto animador mas que deve ser interpretado ainda com bastante prudência”, pode ler-se no relatório.
Já a taxa de desemprego ter-se-á mantido constante nos 17,7% registados no primeiro trimestre.
Para 2013 e 2014, o NECEP mantém as suas previsões anteriores. O PIB deverá contrair 2,4% este ano, e 0,4% em 2014. A evolução da economia vai continuar muito dependente “da conjuntura externa e, em particular, da crise das dívidas soberanas na zona euro”. O Núcleo de Estudos da Universidade Católica considera ainda que a crise política nacional “veio acentuar significativamente os riscos negativos, ainda que as suas consequências concretas sejam difíceis de projetar em toda a sua extensão, até porque dependerão largamente da solução encontrada e do desempenho do ‘novo’ governo, designadamente na sua relação com os credores institucionais”.
O NECEP prevê também que serão inevitáveis esforços adicionais de redução do défice neste e no próximo ano. O organismo destaca a insuficiência do Orçamento Retificativo em matéria de medidas de consolidação das contas públicas, “o que aliado ao actual cenário político poderá conduzir a um défice claramente superior a 5,5% em 2013 e à necessidade de um esforço adicional de correção do desequilíbrio orçamental em 2014”.
Título e Texto: Rita Faria, Jornal de Negócios, 10-7-2013


Recorde na exportações
Exportações portuguesas cresceram 5,6% em Maio 
Lisboa – As exportações portuguesas aumentaram 5,6% em Maio para o recorde de 4,268 milhões de euros, revelou esta quarta-feira, 10 de Julho, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo dados do INE, em Maio as exportações cresceram 5,6% e as importações diminuíram 3,2%, face ao período homólogo do ano passado.

Contudo, em comparação com o mês anterior registou-se um abrandamento, tendo em conta que em Abril as exportações aumentaram 16,8% e as importações diminuíram 9,3%.
No trimestre terminado em Maio, as exportações cresceram 5,7% e as importações caíram 1,6% face ao mesmo período de 2012, verificando-se uma redução do défice da balança comercial no valor de 910,2 milhões de euros.
O INE acrescenta que este aumento das exportações em Maio deve-se aos «acréscimos registados na quase totalidade dos grupos de produtos», com destaque para os combustíveis minerais, máquinas e aparelhos e plásticos e borrachas. Em contrapartida, as importações diminuíram devido à evolução do comércio extra-comunitário.
Jornal Digital, 10-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-