terça-feira, 23 de julho de 2013

Dilma atropelou o protocolo, cansou o Papa e chocou os que viram o discurso pela TV

Cesar Maia   
1. Dilma - desde o avião - era dirigida pelo publicitário. Tinha que manter um riso forçado. Quando se distraía, recebia um sinal e abria o sorriso outra vez. Durante a cerimônia dos hinos e discursos foi flagrante e forçado demais.

   
2. O Papa - cansado depois de duas horas e meia de percurso cumprimentando, depois em pé - estava naturalmente cansado. Afinal, seus 77 anos deveriam ser respeitados.
   
3. Dilma atropelou o protocolo. Em vez de saudar o Papa, fez um longo discurso para a transmissão direta da TV Globo. (Vídeo abaixo). Um discurso politico, como se estivesse numa rede presidencial de TV. Procurou dar aulas de justiça social e desigualdade para uma claque que a aplaudia por qualquer coisa que falasse. Quase um comício em rede nacional.
     
4. Criticou a política econômica da austeridade. Foi deselegante com os governos anteriores, pois só nos últimos 10 anos -disse- há políticas sociais no Brasil. Usou e abusou dos clichês. E ainda explicou as manifestações de rua como produto dos avanços nestes dez anos. Falou mais de meia hora. Usou o Papa para tentar recuperar-se do desgaste em rede nacional de TV.

5. As feições do Papa permitiram ver o desconforto com tanta demagogia. Seu discurso cumpriu o protocolo e o respeito: pouco mais de 5 minutos. Falou como líder católico, focalizado no evento para o qual veio, sublinhando sua confiança que os jovens - tendo lastro em educação, saúde... - entrarão por essas janelas de futuro.
     
6. O Papa e a diplomacia presentes certamente se chocaram com tamanho desrespeito. Os milhões que viram pela TV a manipulação do evento para Dilma tentar se explicar aos telespectadores se chocaram. O desrespeito só a fez naufragar ainda mais. Se fosse feita uma pesquisa após os discursos, confirmaria o que as redes comentaram ao vivo e depois.
Título e Texto: Cesar Maia, 23-7-2013


Relacionado:
O discurso proselitista de Dilma

Um comentário:

  1. Ei, meu povo... Mentir não é pecado não? O discurso da Dilma só teve mais de meia-hora se tiver sido repetido pelo menos três vezes pela Globo. Porque a fala dela teve precisos 11 minutos e 18 segundos, incluindo os cumprimentos e agradecimentos de praxe (1min30seg). Já o discurso do Papa teve 9 minutos e 18 segundos. Realmente, essa história de que o jornalismo no Brasil é um dos mais independentes do mundo deve ser verdade mesmo. Como já disseram por aí, é independente até dos fatos. Eu, hein...

    http://www2.planalto.gov.br/imprensa/discursos/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-cerimonia-oficial-de-chegada-de-sua-santidade-o-papa-francisco

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-