segunda-feira, 22 de julho de 2013

União EUropeia inclui o Hezbollah na lista do terror

Francisco Vianna
O Conselho de Ministros de Relações Exteriores da União Europeia incluiu na lista negra do terrorismo o braço armado do HAMAS e do IRÃ no sul do Líbano, e os judeus britânicos querem também banir o Hezbollah como braço político.

Terroristas guerrilheiros do Hezbollah exibem bandeiras do pseudo-partido político durante uma parada militar no sul do Líbano. Foto: Hussein Malla/AP
A União Europeia declarou nesta segunda-feira que o braço armado do pseudopartido político Hezbollah é uma organização terrorista, um ano depois de o grupo ser implicado no fatal atentado à bomba de um ônibus cheio de turistas israelenses em viagem pela Bulgária. O Conselho de Chanceleres da União Europeia houve por bem assim decidir na sua reunião mensal realizada hoje e adotou essa resolução por unanimidade dos 28 ministros que o compõe.

Espera-se uma declaração do Hezbollah para o final da tarde de hoje e, da mesma forma, o conselho deve dar uma declaração de imprensa ao anoitecer desta segunda-feira.
O Ministro da Justiça de Israel saudou o decreto da UE. “Finalmente, após anos de discussões e deliberações infrutíferas, a lucidez parece ter prevalecido e espero que o mesmo ocorra com a tentativa do grupo em ser aceito como um partido político legítimo”.
“Agora, o mundo sabe que o Hezbollah é uma organização guerrilheira terrorista”, acrescentou Livni, um ex-ministro do exterior israelense. A “justa e correta decisão” deixa claro que, mesmo que o Hezbollah também continue a imitar um partido político, ele não poderá mais esconder suas atividades terroristas como algo legítimo.

“É muito bom que a UE tenha classificado o Hezbollah pelo que ele realmente é: uma organização terrorista”, disse o chanceler holandês, Frans Timmermans, dizendo-se ”satisfeito pela decisão da inteligência europeia adotada hoje, ao lidar com o braço militar do Hezbollah, congelando seus ativos em todo o mundo ocidental, anulando seus financiadores e, destarte, limitando fortemente sua capacidade de ação”.
Observadores disseram que tem havido uma constante mudança de posição do núcleo central da Europa, particularmente na Alemanha, que antes resistia a classificar o grupo islâmico como terrorista.

O Ministro do Exterior da Bélgica, Didier Reynders, à direita, conversa de modo festivo com sua colega da Itália, Emma Bonino, durante a reunião que proscreveu o Hezbollah como uma organização legítima, em Monda, Bruxelas. Foto: Yves Logghe/AP
O Secretário de Relações Exteriores da Inglaterra, William Hague disse que colocar o Hezbollah militar na lista negra do terrorismo mundial “não vai desestabilizar o Líbano” ou ter qualquer outra consequência séria, mas é importante para o mundo livre mostrar que nós, os europeus, estamos unidos e fortes para enfrentar o terrorismo onde quer que se manifeste.
Título e Texto: Francisco Vianna (da mídia internacional), 22-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-