terça-feira, 23 de julho de 2013

Contra o pessimismo militante


Luís Naves
No post abaixo Rudolfo Rebelo tenta refutar a ideia de que os cortes na despesa terão um efeito recessivo equivalente ao seu dobro. Concordo com RR. Esta conversa já aborrece. Os multiplicadores orçamentais usados pelo governo têm sido adequados, como se pode ver nos gráficos do FMI e no relativo acerto nas previsões sobre crescimento, nos últimos dois anos.
A discussão é estéril e contaminada pela propaganda, nomeadamente pela ideia falsa de que todas as estimativas falham.
O Banco de Portugal rectificou as suas previsões sobre o crescimento em 2014 após introduzir o impacto recessivo dos cortes conhecidos. De 1,1% passou-se para apenas 0,3%. Ou seja, o efeito recessivo adicional das medidas em 2014 será de 0,8% do PIB (1,3 mil milhões de euros), a somar ao que já tinha sido incorporado nos cálculos.
O Banco de Portugal é uma instituição respeitável, independente e a melhor referência em previsões sobre a economia portuguesa. A realidade mostra que não existe nenhuma espiral recessiva, apenas a espiral do pessimismo militante e cego que continua a iludir a opinião pública.

Aqui, outro texto sobre a questão do protectorado e o verdadeiro dilema que se coloca a Portugal
Título e Texto: Luís Naves, “Forte Apache”, 23-7-2013

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-