segunda-feira, 6 de abril de 2015

“Estratégia do governo grego tem sido ridícula”

Manos Matsaganis, economista grego, fez um discurso em Harvard que lhe mereceu fortes críticas. Não se pode dizer que o governo é "outra coisa que não fantástico", explica em entrevista ao Observador.
Edgar Caetano 

O economista grego Manos Matsaganis diz-se um “homem de esquerda” mas está “aterrorizado” com o governo Syriza. “Aterrorizado” com a estratégia “ridícula” que tem sido seguida na relação com os parceiros europeus, com a aliança com um “charlatão” como Panos Kammenos, vindo da extrema-direita, e com o risco de que a Grécia caminhe, como um sonâmbulo, para o abismo da saída do euro. Porquê? 

Porque há muita gente disposta a ser “catastroficamente heroica” no governo. Depois de um discurso em Harvard que lhe mereceu fortes críticas porque “não se pode dizer que o governo é outra coisa que não fantástico”, Manos Matsaganis falou com o Observador a partir do jardim adjacente ao seu “pequeno apartamento em Berkeley”, nos EUA, onde está a passar um ano em trabalho académico. À entrada em mais uma semana decisiva para Atenas, propomos-lhe uma entrevista a um grego influente, que não se retrai nas palavras.

Fez no início de março um discurso, em Harvard, em que se disse “aterrorizado” perante a subida ao poder do Syriza, apesar de se considerar um homem de esquerda. Porque se sente assim?
O Syriza explorou o filão a que se chama “política do ressentimento”. Existe tanta raiva e insatisfação na Grécia desde a crise que se tornou claro que uma abordagem política populista como a do Syriza e dos seus aliados poderia tirar grande partido desse ressentimento. E foi exatamente isso que aconteceu. Sinto-me “aterrorizado” porque uma política de ressentimento não é uma base saudável para políticas democráticas. Houve alturas em Atenas em que, para muita gente, bastava pôr uma série de pessoas na cadeia e dar um tiro a outras que os problemas se resolveriam dessa forma.
[

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-