terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como surgiu o Movimento ACORDO JÁ!

Escrito em 19 de novembro de 2009
E-mail para um amigo:
Obrigado pelo seu gentil e-mail. Chegou numa hora de desalento e, por que não confessar-lhe?, de decepção pela ingenuidade insistente e da voluntariosidade, apesar das experiências recentes, daqueles que deveriam estar, agora, muito atentos a... distrações, de qualquer sorte.

Quando a finada Varig ainda voava, havia uma luta fratricida e irresponsável entre o SNA e a denominada TGV (que englobava as associações de tripulantes da própria Varig e alguns sindicatos "fantasmas"). Num caso inédito no mundo laboral, funcionários trabalharam quatro meses sem receber salários, apuparam um avião e se deixaram ninar por um grupo (também num caso inédito no mundo) que pretendia ser proprietário da empresa e dono da representação dos trabalhadores dessa empresa. Simultâneamente.


Pois bem, todos sabemos o fim que levou a empresa e o fim que está levando o fundo de pensão Aerus.


A empresa faliu, os líderes da TGV se dispersaram, muitos, talvez a maior parte, foram trabalhar em outras empresas de aviação, no Brasil e no Exterior. Os comissários e os aeroviários, pelo que me consta, foram mais afetados: muitos deles ainda não conseguiram recolocação em outras empresas aéreas. Portanto, uma parte está trabalhando em outras funções e profissões. Outros, ainda não encontraram trabalho.
Bom, a empresa falida e o Aerus sob intervenção, o SNA andou convocando umas manifestações; mais voltadas para a questão Aerus e Aeros (da Vasp) do que para a questão dos demitidos.

Fui a quase todas essas manifestações. Em outubro de 2008 foi a última convocada pelo SNA.

Em dezembro desse mesmo ano, a COBAP e a FAAPERJ convocaram uma manifestação da Candelária até à Cinelândia, uma manifestação em favor dos aposentados pelo INSS. O SNA e a APRUS não compareceram. Da Aprus recebemos uma nota que dizia não deveríamos misturar as "estações". Eu fui a essa manifestação.

E levei duas faixas que mencionavam o problema explícito do pessoal do Aerus. E o pessoal aposentado INSS/Aerus que lá estava, mais do que rapidamente, se cotizou para pagar essas duas faixas... Nem o SNA, nem a APRUS compareceram.

No dia 17 desse mês de dezembro, foi convocada uma vigília na escadaria da Cinelândia. Nem o SNA, nem a APRUS compareceram.


Nessa vigília, nasceu a ideia de irmos para o aeroporto do Santos Dumont. Assim nasceu o grupo "Camisas Pretas"; a primeira vigília desse grupo, no SDU, foi no dia 15 de janeiro de 2009.


(Aqui, abro um parêntese: no meu perfil do orkut constam fotos do que já relatei e do que relatarei; no orkut também, administro uma comunidade "Comissários/as Aposentados RG - desde agosto de 2004 - e nela existe um tópico que historia essas vigílias e outras manifestações.)


Me retirei desse grupo em abril de 2009, por não me sentir bem com a limitação das manifestações ao espaço do SDU e outra percepções. Me retirei sem futricar. 


Como no dia 15 de abril de 2009, o Lula estaria no Hotel InterContinental, em São Conrado, mandei um e-mail convidando o pessoal. Convidei "ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do Aerus". 


Compareceram, além deste signatário, quatro pessoas. Nascia o Movimento ACORDO JÁ!. Desse dia até hoje, 16 de novembro de 2009, nos reunimos 31 vezes. Uma vez por semana!

Enquanto isso, desde outubro de 2008, o SNA e a tal de APRUS não apareciam em lugar nenhum... o blog ueoficioso do SNA recomendava cautela e caldo de galinha, ou exclamava "semana decisiva"... e se tornou o único canal de 'informações' disponível para os desgraçados pelo Aerus... Em algum momento, decidi não mais ler esse blogue, ignorar, simplesmente! Estou feliz com essa decisão.


Então, eu dizia, desde abril de 2008 temos ido para as ruas e praças do Rio de Janeiro. Já temos umas 30 faixas. Temos ido sem patrocínio, nem apoio, quer estrutural ou moral de qualquer entidade que nos represente. Em outubro, resolvi apoiar (e agitar) os meus colegas de São Paulo.


Convidei o pessoal para o dia 16 de outubro. O SNA, através das Comissões do Rio e de São Paulo, escreveu recomendando não participar em manifestações, pois não era o momento. Essas recomendações foram assinadas, respectivamente, pelos senhores Zoroastro e Honorato.

Mas continuamos nos "apresentando" nas ruas e praças do Rio - e de Niterói.


Como escrevi anteriormente, as fotos de todas as manifestações, inclusive as dos "Camisas Pretas", estão nos álbuns do meu perfil do orkut. Assim como os clipes do youtube também estão no meu perfil.


E chegamos a setembro de 2009, sem termos avistado o SNA ou a APRUS em qualquer rua ou praça de qualquer cidade deste país. A não ser, tenho que registrar, uma ida ao plenário da ALERJ, no dia 11 de setembro, para se juntarem às homenagens ao senador Paulo Paim, do PT, que recebia, nesse dia, a Medalha Pedro Ernesto. 


Nós, do Movimento ACORDO JÁ!, também fomos: protestar, segurando as nossas faixas/gritos em frente à Assembleia Legislativa, do outro lado da rua! 

Antes de irem ao plenário da ALERJ, o SNA/APRUS levaram muitos companheiros a Brasília, nos três primeiros dias de setembro; vestidos com camisetas de cor laranja, peregrinaram por alguns gabinetes de Brasília, seguindo a atual presidente do SNA, o presidente da FENTAC e o advogado contratado pelo SNA na ação L127.

E chegamos a novembro de 2009. No dia 07, o SNA envia um boletim convocando para uma reunião no dia 9, segunda-feira. Nessa reunião, escrevia o SNA, "Convocamos aposentados, pensionistas e os da ativa a participar da reunião que acontecerá, também, na segunda-feira, dia 9/11, às 14h, na sede do SNA (na Av. Franklin Roosevelt, 194 – 8º andar – Sala 802, Centro/RJ) onde serão discutidas as estratégias de mobilização." Não estive nessa reunião, portanto não sei dizer sobre "as estratégias de mobilização". 


Mas, muito me surpreendeu que nessa tarde tenham convocado uma reunião para a manhã seguinte, já com 200 coletes amarelos prontos!


Bom, acho que a cronologia foi essa.


Pessoalmente, já o disse e escrevi, estou convencido que os desgraçados pelo Aerus, sejam da ativa, aposentados e pensionistas, só lograrão êxito se e quando se desvencilharem completamente do PT e tudo que o rodeia. Isto é, sindicatos, comissões, AGU, advogado... Devem criar uma nova entidade/organização. 

Ou, para não desperdiçar energia e meios que são parcíssimos, devem criar uma nova interlocução, devem se colocar como atores, como protagonistas,perante o governo e a opinião pública. 

É vital para os desgraçados pelo AERUS que o governo, isto é, que o partido que governa este continental país saiba que existe um grupo de ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do AERUS que se coloca como oposição clara, insofismável e aguerrida contra esse partido, sucursais e filiais. 

Que pode morrer sem nada. Mas morrerá de cabeça erguida, sem ter-se rendido a qualquer tentativa de cooptação, morrerá gritando "Nós não acreditamos em vocês!"
Um forte abraço de amizade./-
Jim Pereira
19-11-2009
Na Candelária, 23 de outubro de 2009, foto: Dayse Mattos

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-