terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"O Exorcista" vai estar nos arquivos históricos dos EUA

Filmes como "O exorcista" e "O império contra-ataca", da saga "Guerra das Estrelas", vão integrar os arquivos históricos da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, pelo valor cultural, histórico e artístico.

Estes dois títulos fazem parte de um grupo de 25 filmes selecionados pelo Conselho Nacional de Conservação de Registos Fílmicos que passam a integrar os arquivos da Biblioteca do Congresso. Além de Darth Vader, o vilão do filme "O império contra-ataca" (1980), e do clássico de terror "O exorcista", na Biblioteca do Congresso passam a figurar, por exemplo, "Febre de sábado à noite" (1977), com John Travolta, e "A pantera cor de rosa", (1963), com Peter Sellers como inspetor Clouseau.
Na Biblioteca do Congresso estão já conservados exemplares de 550 filmes, desde que começou o arquivo fílmico em 1988. A selecção não representa necessariamente os melhores filmes ou os mais elogiados, mas os que tiveram "significado relevante" para a cultura norte-americana.
O documentário "Let there be light" (1946), de John Huston, censurado pelo Pentágono durante 35 anos, e a comédia "Aeroplano" (1980), protagonizada por Leslie Nielsen, recentemente falecido, também foram seleccionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-