terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Criador do Facebook é eleito a personalidade do ano pela 'Time'

Mark Zuckerberg, fundador e executivo-chefe da rede de relacionamento social The Facebook, que já tem mais de meio bilhão de usuários, foi nomeado nesta quarta-feira Personalidade do Ano de 2010 pela revista "Time".

Mark Zuckerberg
A "Time" define a Personalidade do Ano como aquela que exerceu maior influência, para o bem ou para o mal, sobre os acontecimentos do ano.
"Este ano o Facebook passou de 500 milhões de usuários. ... A escala do Facebook é algo que está transformando nossas vidas. Uma em cada dez pessoas no planeta está no Facebook, e isso considerando que o site é proibido na China, onde vive uma em cada cinco pessoas do planeta", disse o editor da "Time" Richard Stengel, ao anunciar o vencedor no programa "Today", da NBC Television.

"Não se trata apenas de nova tecnologia. É engenharia social. Isso está mudando a maneira como nos relacionamos uns com os outros. Acho que está realmente afetando a natureza humana de maneira que nunca antes vimos."
Zuckerberg era um estudante de 19 anos que cursava o segundo ano na Universidade Harvard em 2004, quando lançou um serviço na Web chamado Thefacebook.com, trabalhando em seu alojamento universitário. Hoje ele é um dos bilionários mais jovens do mundo, e as projeções são de que sua empresa, cujas ações não são negociadas em bolsa, tenha receita de 2 bilhões de dólares em 2010, segundo a "Time".
Este ano Zuckerberg prometeu doar 100 milhões de dólares ao sistema de ensino de Newark, Nova Jersey, e foi tema do filme de Hollywood "A Rede Social".
Aos 26 anos de idade, Zuckerberg é o ganhador mais jovem desde que Charles Lindbergh foi nomeado a primeira personalidade do ano da revista, em 1927, quando se tornou o primeiro piloto a fazer uma travessia solo do oceano Atlântico.
Desde então, a homenagem da "Time" virou uma referência cultural nos Estados Unidos.
Ela já causou polêmica em alguns anos, como quando Adolf Hitler foi nomeado, em 1938.
O vencedor de 2009 foi o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke.
Uma pesquisa da "Time" indicou que este ano os leitores teriam escolhido como Personalidade do Ano o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, mas Stengel disse que os editores e correspondentes da revista optaram por Zuckerberg depois de fazer consultas internas e falar com ganhadores passados e outros grandes nomes mundiais.
O movimento político conservador norte-americano Tea Party foi a segunda escolha da "Time" para 2010, seguido por Assange, o presidente afegão, Hamid Karzai, e os 33 mineiros chilenos que passaram semanas presos debaixo da terra.
Daniel Trotta, O Globo, 15-12-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-