sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Calçada paga com dinheiro alemão?

Isabel Stilwell 

Os encapuzados foram para casa e as pedras ficaram soltas nas escadas da Assembleia da República e pelas ruas, junto das caixas de ATM e dos carros vandalizados. E ficaram as imagens de violência, que segundo alguns comentadores finalmente nos aproximam dos cenários de Espanha e da Grécia, e revelam que somos tão destemidos como eles.
Na rádio ouvi um especialista, de que felizmente esqueci o nome, a afirmar que estas batalhas campais eram importantes para mostrar à Alemanha que estávamos fartos, e que não podem brincar com a nossa paciência. E ouvi um outro afirmar que assim o mundo ficava a saber que não nos assenta o tão propalado epíteto de país de brandos costumes, que estranhamente em lugar de ser lido como uma vantagem civilizacional é retratado como sinal de fraqueza.
E embora ontem os jornais tivessem colunas de opinião e editoriais que veemente repudiavam a tentativa de «perverter à pedrada o legítimo direito à manifestação», como escrevia João Cândido da Silva, no Jornal de Negócios, alguns canais de televisão passavam, num pacóvio e mal disfarçado orgulho, as imagens dos jornais e sites internacionais que graças à pancada nos dedicavam umas linhazitas, ao estilo “falaram de nós, viva, sabem quem somos”.
Os tempos que se avizinham são cruelmente difíceis, e em todas as casas vai haver gente com vontade de atirar pedras. E adolescentes e jovens frustrados e atentos aos comentários dos adultos. Um Portugal democrático é o resultado de um esforço imenso, e o maior bem a preservar, por isso temos de tirar o “glamour” a estes comportamentos, deixando claro que a violência não é admissível, que a capacidade de protestar sem atentar contra os outros é um sinal de maturidade e não de fraqueza, de que atacar a polícia, ainda para mais de cara tapada, é um crime cobarde. E cabe-nos falar-lhes das consequências: pela minha parte impunha aos culpados que reconstruíssem a calçada portuguesa. Ou esperam que a paguemos todos, com dinheiro alemão e a juros?
Título e Texto: Isabel Stilwell, Destak, 16-11-2012

O repórter free-lance, Brandon Jourdan, fez este vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-