quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Portugal coloca totalidade da dívida mas paga mais

OJE/Lusa

O Tesouro português realizou hoje o seu último leilão de dívida deste ano, conseguindo colocar a totalidade do montante pretendido no valor de dois mil milhões de euros, mas em troca de juros mais elevados.
Foram emitidas três linhas de títulos de dívida pública de curto prazo, com vencimento a três, seis e 18 meses. Na maturidade a três meses (22 de fevereiro), foram colocados 300 milhões de euros, com os investidores a cobrarem uma taxa de juro média de 1,936%, acima dos 1,366% do leilão anterior. A procura excedeu 5,1 vezes a oferta.
Foram também colocados 500 milhões de euros em títulos de dívida a seis meses, com um juro médio de 2,169% (1,840% no último leilão) e a procura a ultrapassar a oferta em 4,5 vezes.
O montante mais elevado, 1,2 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 18 meses, teve uma procura 1,9 vezes superior à oferta e uma taxa de juro de 2,99% também acima dos 2,97% do leilão anterior.
Segundo o analista do Banco Carregosa, Filipe Silva, "o agravamento de taxas acabou por não ser totalmente uma surpresa porque o mercado secundário, nas últimas semanas, já vinha demonstrando esse aumento nas taxas, que é mais ligeiro no prazo mais longo".
OJE/Lusa, 21-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-