terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ex-funcionários da Varig fazem greve de fome em aeroporto


Aldir Cony
"Não somos criminosos, somos idosos que trabalhamos a vida inteira". Com essa frase, o aposentado José Manuel da Rocha da Costa, de 67 anos, fez seu apelo em entrevista ao SRZD nesta terça-feira. Junto com outros dois colegas, o ex-funcionário da Varig chama a atenção de quem passa pelo saguão de desembarque do aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os três estão em greve de fome.

O motivo do protesto é bilionário. Isso porque cerca de 10 mil ex-funcionários da empresa, que faliu em 2006, lutam para receber seus depósitos do fundo de pensão Aerus há sete anos. "No total, são R$ 7 bilhões de defasagem tarifária e mais de R$ 40 bilhões da terceira fonte de financiamento", explica o aposentado. A "terceira fonte" é um aporte de 3% sobre a venda de bilhetes aéreos domésticos no Brasil.
Os aposentados ainda não receberam o valor por causa de um recurso apresentado pela União, que precisa ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação civil pública estava prestes a ser analisada, mas isso pode ser adiado novamente devido ao Mensalão, que voltará a ser julgado nesta quarta-feira. "Nós temos o Estatuto do Idoso a nosso favor, deveríamos ter prioridade", critica.

Segundo Costa, o ato busca chamar a atenção do presidente do STF, Joaquim Barbosa. "Fizemos outra greve de fome, na primeira semana de julho, o que fez o ministro dar um parecer sobre o assunto. Voltamos acreditando que essa atitude pode dar certo novamente, agora para que nosso caso seja julgado".

Paciência no limite: 'Não dá mais para aceitar', afirma o aposentado
José Manuel, que tem a companhia dos também aposentados Lucas Alves e Izabel Régis, tem consciência de que a greve de fome é uma medida radical. "Estamos todos com os nervos a flor da pele. Nossa atitude é extremada porque estamos revoltados, não dá mais para aceitar", atacou. "Se isso não der certo, não saberemos mais o que fazer".


Os aposentados, que montaram um verdadeiro acampamento entre os bancos no setor de desembarque do aeroporto, ostentam cartazes em português e em inglês, para atrair a atenção dos estrangeiros que passam pelo Santos Dumont. "Joaquim Barbosa, devolva a minha dignididade", diz um deles.

Há nove dias sem comer, o idoso diz que só irá abandonar a greve se ocorrer algum "acidente de percurso", mas que a intenção é manter a manifestação até que o caso seja resolvido. Segundo Costa, o objetivo do protesto pacífico é, de fato, chocar. "Há coisas que acontecem e não são divulgadas. Queremos revelar isso agora para o mundo todo ver".
Título e Texto: Aldir Cony, Sidney Rezende, 13-8-2013, 17h02 (BSB)
Fotos: Agência Brasil

Relacionados:
4 por todos – todos por 4! Dia de Luta e Solidariedade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-