quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Raising the flags: Iwo Jima or Monumento às Bandeiras. Wich one do you prefer?

José Manuel
– “Agora este 'mala' vem com essa de escrever coisas que eu não entendo nada.”
Se foi isso que você pensou, eu posso explicar: é que depois do sete de setembro passado eu fiquei meio que americanizado, porque para todos os lados que eu olhava só via "occupy" daqui, "anonymous" dali, "black bloc"de lá, e acabei ficando um pouco  "confused".
Só o que eu não consigo é me confundir e nem me acostumar com as imagens  que  eu  vi  em São Paulo e Porto Alegre.
A imagem de São Paulo é no Ibirapuera, mais precisamente no monumento às "entradas e bandeiras".

Ao vê-la me veio à lembrança uma foto em sentido totalmente inverso, mas muito famosa por ser emblemática e talvez a foto mais publicada até aos dias de hoje. É a foto histórica da tomada de Iwo Jima, ilha japonesa, e o levante da bandeira americana no topo do monte Suribachi em 23 de fevereiro de 1945. O fotógrafo que conseguiu essa extraordinária imagem foi Joe Rosenthal, da Associated Press.
A foto traduz a imagem de duas vitórias, a da conquista de uma batalha e a de cinco fuzileiros navais e um paramédico da marinha que a levantaram mostrando, num gesto patriótico sem par, toda a sua determinação em o fazer.
Essa foto foi a primeira a ganhar o prêmio Pulitzer e é seguramente uma das imagens de que os americanos mais se orgulham.

A "nossa" foto também é emblemática pois mostra a que ponto o sentimento de patriotismo dos brasileiros chegou.
O belíssimo dia era azul, de um sete de setembro patriótico, em pleno parque do Ibirapuera, o mais famoso parque da cidade de São Paulo, onde se encontra o monumento às "entradas e bandeiras", ícone da cidade com 50m de comprimento, 16m de altura, idealizado pelo escultor Ítalo-Brasileiro Victor Brecheret.
A escultura foi feita com 240 blocos de granito, cada um pesando cerca de 50 toneladas, e foi inaugurado em 1954, após 33 anos desde a sua encomenda.
É uma obra belíssima e representa um também formidável esforço na colonização do país.


Pois é, a foto mostra dois imbecis empoleirados, vandalizando uma escultura desse quilate e, o que é pior, pasmem!, mostrando uma bandeira… Cubana!?
Não poderia ser pior!
A foto, ao contrário da americana, que também virou um monumento, é simplesmente degradante.
É claro que a comparação de culturas é inevitável, e nos leva a perceber onde chegamos e, pior, se permitiu e se permitem tais atos em uma confusão de ideologias em que democracia e permissividade estão no mesmo balaio.

Naquele momento e naquele dia aqueles imbecis com a bandeira cubana nas mãos talvez achassem que "marxismo" era o ato de marchar efetuado pelos soldados em parada militar pelo dia da independência. Quem sabe?, tamanha é a confusão em que nos encontramos.
Infelizmente não sabemos a autoria da foto, mas certamente também não interessaria, pois nada teríamos a nos orgulhar de tamanha avacalhação.
Apenas traduz a nossa derrota!

Em Porto Alegre, a nossa tragédia cívica, não foi pior pois um grupo idiotizado porta uma bandeira nacional ultrajada, achincalhada, avacalhada em toda a sua simbologia.


A imagem é por si só deprimente!
Tanto a de São Paulo como a de Porto Alegre certamente serão as bandeiras que nós jamais iremos levantar em lugar algum e as imagens serão as que nos envergonharão para sempre

LEVANTEM AS BANDEIRAS, IWO JIMA OU MONUMENTO ÀS BANDEIRAS. QUAL DELAS VOCÊ PREFERE?
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, emocionalmente decepcionado, Imortal da ABM, 11-9-2013


Relacionados:

Um comentário:

  1. De fato, nossas atitudes neste 7 de Setembro foram
    a demonstração de falta de civilidade e respeito com a data. Confundimos tudo ou será que esses então, considerarmos que estamos tão confusos a ponto de não discernir o que é patriotismo e anarquismo. José Manuel está certo e aproveito para afirmar que os nossos símbolos máximos nada tem a ver com o que nos acontece. Bandeira é simbolo da Pátria, não deveriam ser perpetrados nela, tais despautérios. Jonathas Filho

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-