segunda-feira, 23 de junho de 2014

Confiança e Acordo: o que esperar deste Governo?

Paulo Contreiras

Acordo é o entendimento entre duas partes sobre qualquer assunto em que haja divergências. Um cede um pouco aqui, outro cede um pouco acolá, até que cheguem a um consenso. A principal condição para existir um acordo é a CONFIANÇA! Há cerca de um ano o Governo acenou com a possibilidade de um acordo com o AERUS. O que temos visto, entretanto, é o Governo empurrando com a barriga, com subterfúgios dos mais diversos. No momento é a Copa do Mundo.

A pergunta que faço é a seguinte: o governo tem demonstrado ser digno de confiança por parte dos participantes do AERUS? A resposta é um sonoro NÃO! Devemos estar surpresos? Mais outro sonoro NÃO! Por que NÃO?

Quando vemos o caso da menina Sofia Lacerda de 5 meses de idade, que é portadora da síndrome de Berdon, doença rara que afeta o sistema digestivo e precisa de um transplante para sobreviver e que somente é feito nos Estados Unidos, sua família precisou recorrer à Justiça, que concedeu liminar para que o governo pagasse a operação que custa R$ 2.400.000,00. Pasmem!, o governo recorreu! Enquanto isto os gastos do governo com a Copa estão estimados ao redor de 30 bilhões, muitos bilhões sem licitação!

O advogado da menina, Miguel Navarro, recorreu e chegou a pedir a prisão do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, por descumprir a ordem liminar expedida pelo desembargador Márcio Moraes, da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, para transferir o bebê num prazo de 15 dias. Em resposta, o ministério informou que irá cumprir a decisão da Justiça.

Se com um bebê de 5 meses o governo age assim, o que poderemos esperar nós, aposentados do AERUS, uma categoria constituída em grande parte de idosos.

10 comentários:

  1. Nós os idosos do Aerus deveremos também pedir a prisão destes irresponsáveis pois se foi julgado pelo STF que temos direitos a receber, e governo não cumpre ordem, também é um caso para pedido de prisão dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer fofoca, ou relatar um disse me disse que outro contou para um que contou para outro. E concordo com elas em gênero e número.
    Eu creio que o pagamento das pensões não é entrave nas negociações com o governo. Basta pegar a folha do AERUS e pagar, isso é de fácil resolução.
    O entrave está nos atrasados, que o tal sindicato que fazer uma assembléia para decidir.
    O problema é 90 meses ou mais de atrasados, que representa uma pequena fortuna, talvez milionária para alguns.
    torna-se imperioso decidir-se o que é mais importante, pensões, atrasados ou atrasados e pensões?
    Para mim urge o pagamento das pensões, os atrasados podem esperar um melhor momento.
    E segundo o disse de um para outro esse é o principal impedimento doo acordo.
    Porque não consultam antecipadamente a nós pensionistas as prioridades?
    Atrasado é atrasado, discute-se no futuro, pensão é o presente para sustentar-se um futuro ou outra luta.
    Nunca quis enriquecer, considere-se esses atrasados uma poupança que não seria feita, peçamos pelo amor de nossas curtas vidas o pagamento pleo menos das pensões.
    bom dia

    ResponderExcluir
  3. Na área de reengenharia humana aprende-se algo importante : que em uma relação entre duas partes, cada qual contribui com 50 % ; se alguém cumprimenta o outro com um "bom dia" e não obteve a devida resposta, a parte primeira terá executado o seu papel.

    Se da parte do governo há descaso , inércia ou ausência do cumprimento legal , o lado oponente ( o mais interessado pelos prejuízos causados) carrega o ônus da metade da responsabilidade pelo arrasto do "imbróglio" nesses 8 anos de aflição , ansiedade e descrença.
    No curso desse longo período percebe-se um número reduzido de pessoas , os ex-empregados na aviação comercial e hoje aposentados assistidos, que tem frequentado reuniões, encontros, que comparecem no sindicato da categoria , os que dão voz ao grito de indignação e aqueles que se predispõe com a própria vida em nome de todo o grupo com bravura, até.
    É fato que muitos não se locomovem para protestar em detrimento da idade , saúde , reintegração no mercado de trabalho para o aumento da renda , entre outros "senões" de caráter particular , mas há também um vasto contingente apático, desunido pela desmotivação e descrença nos valores , no Grande Arquiteto ( seja qual for a religião)
    e , principalmente, nas leis .

    Há ,ainda, os "arautos do apocalipse" , que juram "de pés juntos" acreditando na falta de sorte , o fim do mundo aproximar-se, a morte rondando o leito , a impotência iminente ou o breve retorno ao convívio espiritual . Certo é que o mundo acaba para os que partem em definitivo , e começa para aqueles que acabaram de nascer .

    O Brasil tem o privilégio de possuir instrumentos legais eficientes , eficazes e modernos em relação a outros países , mas a questão crucial é o não cumprimento de muitas dessas leis por força da corrupção , corporativismo e uma certa inclinação à anarquia .
    Tem-se aquilo pelo qual foi pago . Não há o que reclamar . Afinal , laranjeiras não dão maçãs . O sujeito não pode dar aquilo que ele não possui.
    (Opiniões de cunho pessoal , com fulcro no direito legal democrático)

    Abração.

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus - Rio

    ResponderExcluir
  4. Eu aceito vale alimentação, vale gasolina, ingresso na Copa ou até mesmo desconto no imposto de renda!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos,
    concordo plenamente com a sugestão abaixo. Vamos apelar para o pagamento a partir de agora. Os atrasados já estão atrasados,
    então..., vamos começar a receber e deixar o atrasados para discutir depois.
    Abraços e um Feliz São Pedro
    Georges

    ResponderExcluir
  6. as nossas ações de manifestações são branda e não incomodam. Mas podemos fazer alguma coisa mais significativa? PODEMOS. mas Queremos fazer alguma coisa mais contundente. NÃO... Então o que não tem remédio remediado está. Câmbio

    Cmte. GOES

    ResponderExcluir
  7. EU TAMBÉM ACHO QUE O MAIS URGENTE É A FOLHA DO AERUS SL 127 (mas eu estou nela). ENTÃO, ESSA MINHA OPINIÃO SERIA PUXAR BRASA PRA MINHA SARDINHA...vão dizer, é claro!!!

    Cmte. Goes

    ResponderExcluir
  8. Sobre o que Roccha escreveu:
    Olá!!
    Mais uma vez aqui estou remando contra a corrente.
    Não faz muito tempo, por mais de uma vez, aproveitando as "negociações" em BSB, apresentei uma sugestão, qual seja, do acordo ser feito em mais de uma etapa.

    Na minha sugestão, haja vista, os negociadores haverem colocado todos, incluindo os da ativa, pleiteei que incialmente, fosse feito um acordo, restabelecendo a ordem dos benefícios de todos os sacrificados do Plano 1, (incluindo daqueles que participavam das negociações), o plano da vergonha, instituído pelos vermes de colarinhos brancos, da Varig, da F.R.B., do AERUS. e do próprio governo do PSDB, através da antiga S.P.C., num verdadeiro golpe contra o estatuto original do instituto e, contra todos nós.

    Inclusive, me perdoe Roccha, essa ideia de 1º, devolver os nossos benefícios e depois numa 2ª etapa, aquilo que o governo nos deve mês-a-mês, já é antigo e inclusive já foi levado à discussão, porém, o que fazer se o governo não quer pagar nada? Ou melhor, ele quer sim, as nossas mortes e o resto é conversa fiada. Por outro lado, existe na minha modesta opinião, um outro motivo que inibe e amedronta os "donos do poder":- eles terão que acertar outros planos como por exemplo, o AEROS da Vasp e inclusive possivelmente, o plano de benefícios do Banco da Amazônia, isso sem contar, sabe lá quais outras pendências semelhantes que não sabemos. Concluindo, eles tem medo de ao tentar deixar passar um boi pela cancela, passe uma boiada.

    Assim sendo, pouco nos resta, tendo em vista o tempo para nós (não para eles), está já perdido em levar o nosso grave problema para uma corte internacional de direitos humanos.
    Seria e é para nós a única chance. Para aqueles incautos sonhadores que pensam que se ocorrer mudanças na nossa pobre política em BSB, nossa situação venha a mudar, esperem e verão! Se sobreviverem até lá.

    Enquanto isso, continuem a escrever belos textos, pois eles nos trarão a vitória.
    Até outra hora.
    Waldo Deveza

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-