segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ex-trabalhadores da Varig em Copacabana

Estivemos no Posto 6 da Praia de Copacabana hoje (domingo, 15 de junho), lá pelas 10h da manhã. Havia muita gente aproveitando o tempo bom de hoje. E também muita segurança devido à realização da Copa do Mundo.

Fomos advertidos educadamente que não podíamos espalhar nada no chão e somente era permitido portar faixas. Isto prejudicou um pouco o projeto para o nosso evento. Mas ele foi realizado.

Éramos inicialmente quatro: Dayse, Rodrigo, Álvaro e eu. Após uma hora em pé nas proximidades do final do Posto 6, caminhamos em direção para lá pois que já estava liberado da concentração de centenas de policiais do BOPE da PM e de policiais.
Encontramos aproximadamente mais dez participantes e decidimos caminhar alguns quarteirões no meio das pessoas que enchiam a faixa livre do trânsito.


Esta manifestação teve efeitos inesperados. Fomos saudados por alguns e fomos motivo de muita curiosidade.
Alguns sabiam quem éramos. Uma pessoa aproximou-se e me disse: “Mas a Varig já não ganhou isto na Justiça?” Eu informei que aguardávamos a promulgação do Acórdão e o encaminhamento da decisão do STF ao Congresso para ser colocada na previsão orçamentária de 2015, e que isto talvez não pudesse ser feito este ano. Comentou o meu interlocutor: “Aí vai ser a perder de vista.” Respondi que seria para 2016...


Presença foi o que conseguimos. Apenas isto, mas é o que importa.

Uns poucos retornariam até o início da caminhada. Deixei o grupo para atender um compromisso com meu filho. As fotos foram feitas por Dayse e Rodrigo.

Assim continuamos a ter pequenos movimentos aqui e ali.
Qualquer que seja a tônica da nossa luta, uma coisa fica: não abriremos mão nunca de lutarmos pela Justiça.
Grande abraço,
Marcio Valério Oliveira, 15-06-2014



Uma linda manhã de domingo, num mês de junho, mês no qual três Santos fazem a festa tradicional brasileira. Em um local considerado vitrine do mundo, depois dos estádios, MovJÁ!, costumeiramente, esteve em Copacabana com alguns dos mais incansáveis guerreiros do asfalto.

Muitas pessoas passando, algumas adaptações necessárias, encontro um pouquinho mais à frente do que o imaginado devido ao esquema de segurança organizado pela prefeitura.
Uma pena não termos braços suficientes para marcarmos encontros diários no FIFA FAN FEST, começo de Copacabana.
Interessante a curiosidade dos turistas, o apoio de muitos transeuntes que se sensibilizaram pelo descaso com os aposentados.
Água, doces e livros foram trocados entre os colegas presentes. Nosso lanche e mentalização aos Santos Juninos foram de sutil e carinhosa atenção, marcando o encerramento de nossa exposição.


Manifestantes solitários, grupos, ou até passeios com cães, etc... serão muito bem recebidos pela população local.
Todos de máquinas a postos, vontade de saber qual é a manifestação da vez, mostrando que apesar do dia de sol, que estamos no caminho certo.
É notório pra todos que circulam em Copa que haverá sempre alguém dentro deste sistema de exclusão e negligência que precisa reclamar.
Copacabana: local de passeios, de faixas e pessoas.
MovJÁ! se interessou em agendar outra manifestação no FIFA FAN FEST. Até à próxima!
Dayse Mattos, 15-06-2014

Relacionados:

5 comentários:

  1. Domingo em Copacabana

    Atendendo à convocação do "Acordo Já" me preparei para ir protestar em Copacabana. Copiei 200 folhas do manifesto em inglês para distribuir à imprensa estrangeira. Como o dia amanheceu muito bonito, com muito sol convidei a minha mulher para ir junto. Chegando lá, que surpresa. Acho que foi um gol contra! ! O protesto dos aposentados do Aerus se resumia a DOZE pessoas, que antes do fim se reduziu a QUATRO militantes; até o corneteiro foi embora por falta do que fazer!!! Na segunda cópia que eu dei a um jornalista estrangeiro, ele perguntou onde estavam as pessoas que estavam protestando pois ele queria fazer uma foto ( pano rápido )! A minha mulher, com muita sabedoria falou: "... entrega a Deus, ou melhor, à Dilma porque desse mato não sai coelho" !!!
    O próximo protesto podemos marcar na churrascaria, garanto que vai ter audiência! Alberto José

    ResponderExcluir
  2. O meu eterno agradecimento aos colegas que participaram.
    Moro em SC e estou com a saúde precária. É minha esposa quem escreve por mim.
    Muito obrigado!
    Claudio

    ResponderExcluir
  3. A mídia mostrou recentemente uma manifestação de aeroviários que teve uma enorme repercussão, inclusive na mídia internacional. E a propria mídia mostrou: apenas 15 manifestantes conseguiram bloquear a estrada do Galeão, o que provocou um verdadeiro caos.
    Em São Paulo apenas um manifestante, o incansável Amaury Guedes, conseguiu também aparecer até na mídia internacional com sua fantasia de Morto Vivo do Aerus.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/videos/sp-manifestantes-contra-a-copa-entram-em-confronto-com-a-pm,7482996.html

    Mas é mesmo lamentável um número tão pequeno de manifestantes. E os guerreiros de sempre. Isto só favorece a este governo corrupto que insiste em nos ignorar e desprezar.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO COLEGAS PELA MANIFESTAÇÃO.ESTAMOS DAQUI SEMPRE TORCENDO>

    ResponderExcluir
  5. Moro em Floripa e trabalho, não posso me ausentar daqui, mas torço e agradeço imensamente aos que podem participar. Sinto muito mesmo de ver que no churrasco dos aposentados a maioria sempre aparece, inclusive colegas de outros estados.Por que então esse mesmo povo não vai se juntar com os colegas no SDU ou em COPACABANA??

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-