terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Taca-lhe pau, taca-lhe pau, João!

Atuação de João Dória mostra que a guerra política só precisa ser levada a sério

Luciano Ayan

O prefeito João Dória tem feito uma sucessão de acertos desde sua campanha. Ele soube se mostrar como símbolo de esperança para os paulistanos, que vinham se sentindo avacalhados pela gestão petista de Haddad; nos debates soube se apresentar com firmeza, passando segurança aos eleitores; em diversas entrevistas, quando questionado, deixou claro a que veio e mostrou ter total controle da situação. Para fins de exemplo, vejam os dois vídeos abaixo:


O vídeo acima foi ainda do período eleitoral, antes de sua vitória. O vídeo abaixo é quase da mesma época. Veja a resposta avassaladora que ele dá para Luiza Erundina e Haddad:



Em outro debate, mais uma vez Dória detonou Luiza Erundina com uma bela alfinetada, ao mesmo tempo em que manteve a pose e a educação que lhe são características:


O caso mais recente, no entanto, aconteceu essa semana e tem tomado conta das redes sociais. Trata-se da entrevista de João Dória para a CBN. As duas repórteres tentaram várias vezes deixá-lo em saia justa, pressionando-o com perguntas para as quais esperavam uma resposta evasiva ou defensiva. Ele fez o contrário e manteve postura ofensiva o tempo todo. Confira:


No caso acima, o que se vê é uma aplicação fiel de um dos princípios elencados por Horowitz: Na guerra política, o agressor geralmente prevalece. Quando a repórter pergunta sobre as pichações, o prefeito age com tamanha firmeza e com tanta ênfase que fica clara a sua segurança sobre o assunto, enquanto a jornalista fica totalmente sem chão. Ao questionar se “todo pichador é criminoso”, ela esperava dele uma resposta típica de políticos de direita, algo mais evasivo, indireto, um pequeno recuo talvez, mas não estava nenhum pouco preparada para uma afirmativa tão enfática.

Esse vídeo viralizou de tal forma que só nos faz perceber o quão importante é jogar o jogo. Dória tem uma clara inclinação liberal de direita, suas atitudes e seus discursos têm agradado muita gente e o que ele mostra é a firmeza de uma rocha. Se sua gestão e sua postura continuarem assim, sem tropeços, sua reeleição é praticamente garantida.
Texto: Luciano Ayan, Ceticismo Político, 7-2-2017
A entrevista de João Dória na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-