segunda-feira, 11 de março de 2019

De shopping ultraluxuoso a babel do terror

ABIM
Um prédio helicoidal de gigantescas proporções foi planejado em Caracas para ser o primeiro shopping da América Latina. Seu design  evoca a Torre de Babel e nele os clientes iriam de loja em loja em seus próprios carros.

O poeta comunista chileno Pablo Neruda o cantou como “uma das criações mais requintadas jamais nascida na mente de algum arquiteto”.

Salvador Dalí se ofereceu para decorá-lo. Essa obra arquitetônica megalomaníaca nunca foi concluída e abriga hoje o mais sinistro centro de torturas de Caracas. Diariamente entram ali ônibus lotados de infelizes prisioneiros, como descreveu um ex-preso: “Todos os dias jogam ali pessoas cobertas de sangue, algumas amarradas, outras inconscientes, as paredes estão manchadas de sangue e excrementos”. Símbolo da miragem de um mundo de fantasia e prazeres na Venezuela dos petrodólares, “El Helicoide” se transformou em antro infernal do comunismo.


Título e Texto: ABIM, 10-3-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-