sábado, 3 de agosto de 2024

Rio: Roubos e furtos de celular aumentam no 1º semestre deste ano

Segundo ISP, no período, foram registrados 18.876 ocorrência de roubos, e 10.195, de furtos. O mês de junho bateu 4.434 casos de roubos e furtos

Patricia Lima

No Rio de Janeiro, os crimes de roubos e furtos de celular registram um aumento de 40% e 20%, respectivamente, no primeiro semestre de 2024 diante do mesmo período do ano passado, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Ao todo, foram feitos 18.876 registros de roubos, e 10.195, de furtos, no período analisado. Somente em junho foram registrados 4.434 roubos e furtos no território fluminense.

Casal tem celular roubado na Praia do Arpoador, foto: Domingos Peixoto

A Região Metropolitana é campeã de notificações, com quase 39% dos registros concentrados em dez delegacias. Na capital, o Centro é líder em roubos de aparelhos. A 5ª DP (Mem de Sá) recebeu 754 denúncias de roubos no primeiro semestre 2024, apontando um avanço de mais de 201% frente o mesmo período de 2023. JÁ as distratais líderes em furtos de celulares estão no Centro, CopacabanaCateteLeblon Praça da Bandeira.

Outras delegacias fluminenses, também acusaram aumento no número de roubos de aparelhos: 54ª DP (Belford Roxo), 579 registros; Praça da Bandeira, 451;  Duque de Caxias 451; e Realengo, 320 registros.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro afirmou que “as forças estaduais vêm atuando de forma integrada, com policiamento ostensivo e investigações para identificar as quadrilhas de receptação”.

Polícia Militar enfatizou que intensificou o policiamento nas principais manchas criminais, por meio de patrulhas com motos, além de atuar na abordagem em locais de possíveis receptações. “A PM também desenvolveu o aplicativo 190 RJ que tem opção de cadastrar o IMEI do aparelho para posterior pesquisa e informação de furto e roubo”, disse a Força em nota, destacando a sua parceria com a Polícia Civil para combater ativamente a receptação do material subtraído: “A Secretaria de Segurança alerta que a receptação de telefone celular é crime e que o aparelho que o cidadão compra mais barato e de procedência duvidosa pode ter custado uma vida. Adquira seu celular sempre de lojas confiáveis e exija a nota fiscal”.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 3-8-2024

Relacionado: 
[La pregunta?] Por que roubam tantos celulares no Rio, São Paulo…?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-