quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Trem do Corcovado completa 140 anos, nesta quarta, com Missa em Ação de Graças e muita festa

Inaugurado por Dom Pedro II, em 1884, o trem, que era a vapor, foi considerado um grande feito na época, por percorrer um terreno tão íngreme

Patricia Lima

Nesta quarta-feira (9), o Trem do Corcovado e a Estrada de Ferro, primeira ferrovia eletrificada do Brasil, completam 140 anos. A Estrada de Ferro, que é o principal meio de acesso ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, foi inaugurada por Dom Pedro II, que admirava a vista do alto do Rio de Janeiro, então capital federal. Com a inauguração, o Imperador criou o passeio sobre trilhos mais antigo do País.

Inaugurado pelo Dom Pedro II, em 1884, o trem, que era a vapor, foi considerado um grande feito na época, por percorrer 3.829 metros em um terreno tão íngreme. O pioneiro sistema elétrico só começou a funcionar em 1910.

Foi somente em 1979, que chegaram ao Brasil, a terceira geração de trens, fabricados pela empresa suíça SLM. Em outubro de 2019, entrou em operação a quarta geração com trens, mais modernos e sustentáveis.

A celebração pelos 140 anos do Trem do Corcovado, que foi organizada em parceria com a Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca), terá início às 9h30, com uma apresentação da banda da Guarda Municipal do Rio. Às 10h, o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, celebrará uma Missa em Ação de Graças, depois da qual será realizada a solenidade de entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Trem do Corcovado.

A festa do Trem do Corcovado seguirá com parabéns e distribuição de bolo aos visitantes e turistas, segundo o Jornal da República.

Programação na Estação do Cosme Velho:

9h30 – Apresentação da Banda da Guarda Municipal;

10h – Missa oficiada pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar;

11h – Entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Trem do Corcovado;

12h30 – Corte do bolo e parabéns para o Trem do Corcovado com participação da Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 9-10-2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-