segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RTP fica com mais dinheiro da taxa audiovisual

O Governo quer baixar o pagamento às operadoras eléctricas por cobrarem a taxa do audiovisual. Mas o valor pago pelo consumidor mantém-se. O corte às eléctricas vai para a RTP.

Foto: Pedro Elias/Jornal de Negócios
O Governo vai diminuir a compensação a que as eléctricas têm direito pela cobrança da taxa do audiovisual aos consumidores. E quer reduzir esse valor para metade. Mas como a taxa terá, para o consumidor, o mesmo valor, o que as eléctricas perdem vai engrossar os valores que se destinam ao grupo RTP.
A taxa audiovisual é cobrada através das eléctricas, nas facturas de electricidade, e depois enviada para o grupo RTP para pagar o serviço público de televisão e de rádio.
O valor actualmente em vigor é de 2,25 euros, que será mantido em 2013. Por cada factura enviada aos consumidores, as eléctricas como a EDP, Endesa, Iberdrola, Galp e Gas Natura retêm, actualmente, 0,666 euros para pagar os seus custos de cobrança. Segundo um despacho que será publicado dentro de dias, avança esta segunda-feira o "Diário Económico", o valor retido pelas eléctricas passará para 0,333 euros. O que significa que os comercializadores ficarão agora com dois milhões de euros, em vez dos anteriores quatro milhões. Os dois milhões que perdem vão para o serviço público.
A taxa audiovisual rende, anualmente, cerca de 140 milhões de euros. A RTP vê aumentar o bolo que recebe via esta taxa, mas sofrerá um corte na indemnização compensatória de 30%
Título e Texto: Jornal de Negócios, 05-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-