quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A preocupação das elites com a PT (Portugal Telecom)

Carlos Guimarães Pinto 

As elites estão preocupadas com a venda da PT e têm razão para isso.

Quando em 2002, o PSD precisou de baixar artificialmente o défice de estado, a PT esteve lá para comprar a rede fixa. Em 2010 voltou a servir para o mesmo, desta vez ajudando o PS. Na mesma altura, já andava a financiar a Fundação Magalhães.

A PT financiou o Grupo Espírito Santo até ao colapso final e patrocinou os três maiores clubes de futebol. Foram contratados pela PT nos últimos anos, entre outros, Rui Pedro Soares, o filho recém-licenciado de Jorge Sampaio, o filho de António Guterres, o filho de Marcelo Rebelo de Sousa, o irmão de Santana Lopes, o filho de Otelo Saraiva de Carvalho e a filha de Jardim Gonçalves. A estes podemos juntar todos os outros filhos, filhas, e afilhados que prestam pareceres e serviços de consultoria.

As elites portuguesas estão preocupadas com a venda da PT e têm razão para isso. Mas o problemas das elites não é o que a PT deixará de fazer pela economia do país (que será nada), mas o que deixará de fazer por eles. Aquilo que faz com que as elites portuguesas se oponham à venda da PT a franceses é o mesmo que fez com que concordassem com a venda da PT a brasileiros, mas que se opusessem à venda à SONAE. Não é o interesse nacional que os motiva, mas a perda de mais um instrumento de controlo e troca de favores. 
Título, Imagem e Texto: Carlos Guimarães Pinto, O Insurgente, 4-11-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-