quinta-feira, 27 de outubro de 2016

[Comer e beber fora] O Take Away do Pingo Doce

O Pingo Doce é uma cadeia de supermercados  e hipermercados portuguesa, havendo em Portugal mais de 400 lojas.

Pois bem, tem um aqui embaixo de casa. E nele, quando em vez, compro o meu jantar.

Além do frango grelhado (acho que o correto é dizer assado) de boa qualidade, mas que não enche os meus olhos nem o meu paladar, pois habitué de saborosos galetos em outras coordenadas geográficas, as opções que tenho trazido para casa merecem os melhores encômios.


Sim, a qualidade é surpreendente.

Feijoada de chocos (tem chocos); Empadão de carne (carne moída de excelente qualidade, nada de sebos, ossinhos, nervos e outros corpos estranhos); Bifanas de porco – foi indo buscar bifanas para oferecer aos meus convidados para jantar que encontrei Moelas. Arrematei um tabuleiro. Surpreendentemente ótimas. As moelas e as bifanas.

Pratos de bacalhau não compro, well… sabe de uma coisa, generoso leitor, ainda não comi em Portugal um bacalhau da mesma (excelente) qualidade do que o do Adegão Português. Atenção! o que fica no Campo de São Cristóvão! A unidade do Rio Design Center (ainda existe?) é presunçosa, se é que me entendem…

Observação: não frequento assiduamente restaurantes em Portugal. No entanto, já estive em dois, ‘famosos’ pelo bacalhau, que eu achei uma porcaria:

Um, foi o ‘famoso’ João do Grão, em Lisboa. Pedimos, os Joffer, pai e filho, e eu, bacalhau grelhado. Estava insosso. Joffer filho pôs sal. Bacalhau insosso?! Um horror!

O outro, um restaurante, “Pão Saloio”, que fica em Toledo, Torres Vedras, do qual eu tinha boas recordações, desde 1980, levado pelo TóZé, um excelente português, que nos vendeu (a mim e a dois colegas tripulantes, no baseamento 1980/1981) três Minis… foi uma decepção! Pedimos o tal de Bacalhau à Lagareiro (era este que não me saía da memória) boff! As batatas não eram ao murro, eram batatas assadas. O bacalhau, fininho que nem a Twiggy, até que tinha um gostinho. Gostinho que não se compara ao gostinho do bacalhau, também fininho, que nos foi servido no Curral dos Caprinos, em abril deste ano, durante o 1º Encontro Europeu de ex-Trabalhadores da Varig…

Voltando ao Pingo Doce e para fechar com chave de ouro: experimente o… Bobó de Camarão!
Bom apetite!

Anteriores:

6 comentários:

  1. Pois, lendo este Texto, me detive no Bacalhau! Então, já o como e curto muito, há muitos anos, sim, com batatas ao murro, em vários lugares. Tanto em Lisboa, no Porto e também no Brasil, o que mais me saliva a boca é o de Mainz, na Alemanha, no Restaurante Português, do Agostinho (do Augusto). Realmente quem puder frequentá-lo verá e entenderá ao que me refiro! Peça Alta, grelhada no forno, que se parte em lascas, com muito azeite! Hum!!!! Um vinho verde para acompanhar!!!!

    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heitor!
      Sim, lembro desse restaurante em Mainz. Se não me engano, o nome é "Galo"...

      Excluir
    2. Sim, positivo! É o restaurante 'O Galo'!
      Recomendo!
      Heitor Volkart

      Excluir
  2. Voltando ao Pingo Doce: semana passada peguei uma porção de bacalhau à Brás, hummmm.... enjoativo. Não sei explicar, julgo que este prato é para comer de imediato... penso que os ovos são acrescentados no final do cozimento, mexidos... e as batatas francesas segundos antes de seguirem para a mesa...

    ResponderExcluir
  3. By the way, o que é (o que contém) esse tal de bacalhau espiritual?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-