sexta-feira, 1 de junho de 2012

O câncer de Hugo Chávez é raro em adultos e já se acha em fase terminal

Francisco Vianna    
        
O autoritário caudilho venezuelano, Hugo Chávez Frías, sofre de um tipo de neoplasia do tecido conjuntivo extremamente raro em adultos, segundo a mídia médica especializada: um rabdomiossarcoma. Pacientes com este tipo de câncer, na fase inicial da doença, não se sentem doentes e quase não têm sintomas dolorosos ou de desconforto, até que a massa cresça e comece a comprimir estruturas vizinhas. Não consideram, de fato, que o tumor represente uma doença muito mortal. Isso leva muitos a só procurar ajuda médica depois que o tumor já está em grau avançado e perigoso. A cirurgia, por si faz com que a doença exploda em metástases, como aconteceu com Chávez ao ser inadvertidamente operado em Havana.

A expectativa de sobrevida do caudilho venezuelano "não passa de mais alguns meses", disse uma fonte não divulgada ao antigo âncora da CBS, Dan Rather, que agora trabalha para a TV HDNet.

Os rabdomiossarcomas são relativamente raros até mesmo em crianças e na maioria dos casos incidem entre um e cinco anos de idade. Pode surgir em qualquer parte do corpo, incluindo cabeça, pescoço, tórax e abdome. Chávez viajou para Cuba pelo menos umas três vezes em função do tratamento a que se submete, inicialmente por quimioterapia e, em seguida, por radioterapia. A remoção cirúrgica do tumor às vezes se impõe em função de estruturas importantes que ele comprime, quando o local assim o permite.

A sobrevida em mais de 70% das crianças é longa, conforme os números do Hospital São Judas de Pesquisa Infantil. Entretanto, o tumor de Chávez como tem sido relatado por autoridades médicas "já entrou em estágio terminal", com metástases para o fígado, pulmão e ossos da pelve, segundo a fonte de Rather, que a descreveu como alguém do círculo íntimo do mandatário venezuelano.

Chávez está concorrendo à reeleição na votação presidencial do próximo dia 7 de outubro. Rather relatou que "infelizmente, é muito duvidoso que o ditador viva o suficiente para saber o resultado das urnas".
Título e Texto: Francisco Vianna (com base na imprensa internacional), 01-06-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-