domingo, 24 de junho de 2012

Manda Bala: um documentário sobre o Brasil que não foi e não será exibido

Manda Bala (Send a Bullet) é um documentário americano dirigido por Jason Kohn, sobre a corrupção e o sequestro no Brasil. Manda Bala traça o perfil de pessoas como um empresário que blinda seu carro, um cirurgião plástico que reconstrói as orelhas de vítimas de sequestro, e o ex-Governador e Senador Jáder Barbalho, um poderoso político brasileiro do estado do Pará, que usava uma fazenda de rãs para lavagem de dinheiro, e o próprio criador de rãs (ver SUDAM).
O filme detalha muitas das razões para a corrupção brasileira, incluindo o fato que políticos em exercício, perante a lei, têm tratamento e julgamento diferentes de civis, e consequentemente nunca serão punidos por crimes que cometeram enquanto exerciam seus cargos. Outro fator - e outro ponto principal do filme - é a ubiquidade do sequestro no Brasil, o que garante que a chance de alguma compensação ou reparo é muito baixa, e que o inimigo de alguém (político ou outro qualquer) está sujeito a "desaparecer" com certa facilidade.
Do canal de podosfero10

Acabei de assistir. Enviado pelo “colaborador” Otacílio Guimarães, lá dos Alpes Australianos, é um documentário premiado no Sundance Film Festival, em janeiro de 2007. Mostra-nos duas das “indústrias” do Brasil: a corrupção e o sequestro.
Digo-vos, é um documentário factual, não um libelo ideológico, como o de aqui debaixo “O veneno (não) está na mesa”. Portanto, vale a pena assistir!
Ah, como seria bom e educador se a platinada exibisse documentários como este no seu famoso “Globo Repórter”, em vez dos assépticos e esterilizados documentários. Não só a platinada, mas também a “universal”. Esta está mais para exibir o “veneno” no Domingo Espetacular, apresentado por Paulo Henrique Amorim, um profundo poço de… isenção e imparcialidade.
Veja o documentário aqui

Relacionado:

2 comentários:

  1. Lorde Jim,

    Faltou servirem o prato principal:

    o deputado Motosserrrando Pascoal.

    Aquele que tem o costume de fazer com seres humanos o que os madeireiros fazem com as árvores:

    O Massacre da Serra Elétrica.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-