segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OCDE reforça perspectivas de melhoria da economia portuguesa

Pela primeira vez em largos meses, o indicador avançado para a economia nacional registou uma variação positiva em termos homólogos.
A mais recente actualização dos indicadores avançados, referente ao mês de Novembro  e hoje divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE),  continua a apontar para uma progressiva melhoria da conjuntura económica, fazendo-o agora de forma mais marcada. 
Pelo oitavo mês consecutivo, o indicador que tenta antecipar pontos de inflexão da actividade económica em relação à tendência registou uma subida mensal (de 0,30%, a maior nesse período). E pela primeira vez em largos meses, o indicador registou também uma subida em termos homólogos (0,71%). O seu valor está, por seu turno, em 99,44, já muito próximo da média de longo prazo, fixada em 100 pontos. Todos estes dados apontam para a perspectiva de a recessão, que dura há sete trimestres consecutivos, se dissipar nos próximos seis a nove meses.
Os últimos dados estatísticos do INE sobre a evolução real da economia reportam-se ao terceiro trimestre de 2012 e descrevem um agravamento da recessão: o PIB caiu 3,5% em termos homólogos (mais do que a queda de 3,1% registada no segundo trimestre). Ainda assim, registou uma diminuição de 0,9% face ao trimestre anterior, menor do que a queda de 1% observada no segundo trimestre.
(…)
Título e Texto: Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 14-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-