quinta-feira, 5 de abril de 2018

Perdeu, malaco! Lula a centímetros da cadeia

O Supremo Tribunal rejeitou o habeas corpus e Lula está a um passo da prisão. Mas ainda pode ser candidato às presidenciais de outubro, apesar de admitir sair da corrida eleitoral.

Foto: Miguel Schincariol/AFP/Getty Images
Cátia Bruno e João de Almeida Dias

Desânimo. Foi assim que Lula da Silva e os seus apoiantes receberam a decisão que saiu da votação do Supremo Tribunal Federal (STF) de não aceitar o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-Presidente. É uma decisão de peso, que coloca Lula com um pé dentro da prisão e refém de uma derradeira decisão do Tribunal de Porto Alegre — o mesmo que, em janeiro, não só confirmou a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro como lhe aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.

Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP/Getty Images
Ainda assim, apesar de estar mais perto da prisão, Lula não está mais longe de voltar a ser Presidente. O desejo expresso no hino da campanha de 1989 — “Lula lá” — mantém-se vivo: para os apoiantes, é “lá” no Planalto, como dantes; para os opositores, agora é “lá”, mas na prisão. E a hashtag #LulaValeALuta continuou na rua e nas redes sociais, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal.

No entanto, a desistência da corrida às eleições de outubro é um cenário que Lula da Silva não descarta, a avaliar pelas notícias divulgadas pela imprensa brasileira após o julgamento. O Estadão revela que, logo após o voto decisivo de Rosa Weber, o antigo presidente comentou junto do pequeno grupo que o acompanhou enquanto assistia ao julgamento de habeas corpus que “não iam dar o golpe para me deixarem ser candidato”.

Uma declaração que os dirigentes do partido estão a interpretar como uma possibilidade de desistência das eleições presidenciais, marcadas para o próximo mês de outubro. Ainda assim, o PT mantém o discurso de que Lula da Silva — que se mantém à frente nas sondagens — continua na corrida eleitoral, mesmo que a ordem de prisão se concretize e o antigo chefe de de Estado do Brasil acabe na prisão.


“Isso foi para tentar tirar o Lula da eleição, mas podemos registar a candidatura dele, mesmo preso. Acredito que Lula vai ficar pouco tempo na prisão”, afirmou o deputado estadual José Américo Dias, do PT, citado pelo Estadão.

Apesar do desânimo gerado pelo Supremo Tribunal, o certo é que militantes e seguidores do PT mantêm o apoio público a Lula da Silva e começaram a publicar nas redes sociais a hashtag #LulaValeALuta. Objetivo: manter o eleitorado trabalhista unido na apoio a Lula da Silva na corrida à Presidência do Brasil e garantir que não desmobilizam com a decisão da justiça.

Mesmo que Lula ainda não tenha falado publicamente depois da decisão do Supremo, as contas no Twitter do Partido dos Trabalhadores (PT) foram alimentando a resistência noite dentro, com gritos de #LulaLivre e “A luta continua”, mas tornou-se agora claro que o ex-Presidente dificilmente evitará a cadeia. Até dia 10 deste mês, pode apresentar recurso para o Tribunal da 4.ª Região (o tal de Porto Alegre), mas é pouco provável que este volte atrás na sua decisão. O mais certo é os juízes enviarem um ofício a Sérgio Moro, a quem cabe a função de decretar ordem de prisão ao ex-Presidente.
Uma noite entre o silêncio e a batucada

Os apoiantes do político histórico do PT que acompanhavam a sessão à porta do Supremo receberam a declaração de voto da juíza Rosa Weber praticamente em silêncio. Segundo o Folha de S. Paulo, alguns ensaiaram gritos de “povo sem medo”, mas rapidamente a multidão desmobilizou do local pouco depois. Isto após quase 11 horas em que os grupos que assistiram ao julgamento foram alternando os momentos de silêncio com algumas manifestações de festa e batucada nos intervalos dos votos dos juízes. O voto de Rosa Weber, que rejeitou o pedido de habeas corpus, foi a machadada final nos anseios de Lula de conseguir manter-se em liberdade.


Não tenho como reputar ilegal, abusivo ou teratológico o acórdão que, nesta compreensão do próprio Supremo Tribunal, rejeita o habeas corpus, independentemente da minha posição pessoal face ao assunto.”

Foi assim que a juíza, cujo sentido de voto não foi conhecido até ao último minuto (ao contrário do de todos os seus colegas), resumiu a sua posição formalista: a favor de habeas corpus, sim, mas respeitando a jurisprudência do órgão coletivo, apesar de discordar dela. O juiz Dias Toffoli, que discordou de Rosa Weber, disse que a linha de pensamento formalista da sua colega pode levar a uma “petrificação do Direito”.
No final da madrugada, o tribunal rejeitou por 6 votos contra 5 o habeas corpus.
(...)
Título e Texto: Cátia Bruno e João de Almeida Dias, Observador, 5-4-2018

7 comentários:

  1. E o mundo não acabou!

    Paizote

    ResponderExcluir
  2. Agora este SATANÁS vai se internar no Hospital Sírio Libanês que é o asilo político e escritório desses bandidos. O câncer, próstata e o caralho desta tropa de elite gritam quando a prisão está próxima e o laudo é assinado por aquele médico bem conhecido. Padrinho de casamento dos familiares... Só pra constar: TEMER tem um apartamento exclusivo no ultimo andar do hospital. É assim que funciona a coisa!

    ResponderExcluir
  3. Chupa CAMACHO! Seu desgraçado !

    ResponderExcluir
  4. Creio que até setembro, quando haverá a troca de Presidência do STF, este fdp ficará Preso! E ainda tem mais Sentenças por vir!

    ResponderExcluir
  5. Creio que ROSA WEBER deixou todos com a pulga atrás da orelha, talvez ela mude de opinião e vote com o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. breaking news
    Saiu a ordem de apresentação (prisão!) do lula.
    Paizote

    ResponderExcluir
  7. ENTÃO SE DEU,
    A TARDE IA NO FIM
    O ENCONTRO ACONTECEU
    QUE SURPRESA PARA MIM
    DEPOIS DE TANTO...TEMPO...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-