domingo, 22 de abril de 2018

É verdade que a TV Al Jazeera respondeu ao vídeo de Gleisi Hoffmann?

Gilmar Lopes


Vídeo mostra a suposta resposta do mundo árabe ao vídeo de Gleisi Hoffmann. Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Na segunda quinzena de abril de 2018, a senadora e presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann virou notícia ao gravar um vídeo relatando a situação do ex-presidente Lula que, segundo ela, estaria preso no Brasil sem provas. Hoffmann alerta ao “mundo árabe” que Lula seria um preso político e a denúncia (direcionada à TV Al Jazeera) se espalhou aqui no Brasil como um pedido aos terroristas para que libertem Lula da cadeia (fake news prontamente desmentida aqui no E-farsas).

No dia seguinte à viralização do vídeo da senadora Gleisi Hoffmann, outro vídeo começou a se espalhar nas redes sociais e também através de grupos do WhatsApp, mostrando um apresentador árabe falando algo na sua língua com a legenda incorporada ao vídeo supostamente traduzindo o que seria uma resposta do “mundo árabe” ao pedido da presidente do Partido dos Trabalhadores.

Será que isso é verdade?



Verdade ou mentira?
Diferente do que se espalhou por aí, o vídeo da senadora Gleisi Hoffmann não parece ter surtido tanto efeito no coração dos árabes como muita gente supôs por aqui. Uma busca pelo nome da senadora na rede de TV Al Jazzera e encontramos apenas uma matéria do dia 19 de abril, falando que o vídeo com o alerta de Hoffmann gerou um enorme debate político no Brasil (só no Brasil):


É que, como afirmamos na nossa pesquisa a respeito do vídeo anterior (gravado pela senadora Gleisi Hoffmann), o apelo da presidente do PT não foi ao ar pela TV Al Jazeera, mas em um canal de vídeos da emissora, onde qualquer um pode publicar o que quiser e é visto somente na internet.

E quanto ao vídeo-resposta?

O vídeo que se espalhou logo após a divulgação do alerta da senadora, mostrando um apresentador árabe supostamente respondendo ao apelo de Gleisi Hoffman, é de uma reportagem da TV Al Jazeera, do dia 19 de janeiro de 2012. No vídeo original, a reportagem falava da primeira sessão do príncipe herdeiro de Abu Dhahi – o sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan – no ano seguinte, sobre o Futuro da Energia em conjunto com a Cúpula Mundial:




A matéria completa a respeito desse vídeo pode ser lida aqui (em árabe, mas pode ser traduzida para o português aqui).

Conclusão
O vídeo que foi espalhado como sendo uma resposta dos árabes ao apelo da senadora Gleisi Hoffmann em favor do ex-presidente Lula é falso! Trata-se de uma reportagem de 2012 que alguém resolveu inserir legendas que nada tem a ver com o conteúdo do vídeo!
Título e Texto: Gilmar Lopes, E-Farsas, 22-4-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-