terça-feira, 26 de maio de 2020

Por Taiwan, China tenta pressionar a Câmara dos Deputados

Em carta, embaixada chinesa pede que deputados não comentem sobre a posse da presidente de Taiwan, território que a China afirma estar sob sua soberania

Gabriel Oneto

A embaixada da China enviou uma carta à Câmara dos Deputados pressionando para que nenhum parlamentar se manifestasse sobre a posse de Tsai Ing-wen para um segundo mandato na presidência de Taiwan que aconteceu no último dia 20.

Embaixador chinês, Yang Wanming, discursa em seminário alusivo aos 45 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. Foto: YouTube/Reprodução

A informação foi divulgada pelo deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) em sua conta no Twitter. Martins afirmou que a carta chinesa é uma “afronta”.


Na carta, a embaixada chinesa afirma que os deputados devem respeitar o “Princípio de Uma Só China” e que a Câmara deve tomar “as medidas necessárias e preventivas” para evitar qualquer contato entre parlamentares brasileiros e as autoridades de Taiwan, que a China considera como parte do seu território.

Desde 1974, o Brasil só reconhece a República Popular da China como um país soberano. Com Taiwan, o país só mantém relações comerciais.

Como resposta à ingerência chinesa, o deputado Paulo Eduardo Martins fez questão de parabenizar a presidente de Taiwan pela sua posse. O Ministério das Relações Exteriores taiwanês respondeu ao deputado e afirmou que “o governo e o povo de Taiwan apreciam a amizade e o apoio do Brasil”.


Não é a primeira vez
Essa não é a primeira vez neste ano que autoridades chinesas tentam pressionar parlamentares brasileiros. Em março, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, criticou Eduardo Bolsonaro, que comparou a crise do coronavírus com o acidente nuclear de Chernobyl.
Título e Texto: Gabriel Oneto, revista Oeste, 26-5-2020, 9h48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-