terça-feira, 9 de julho de 2013

A fortuna pessoal de Fidel Castro é maior do que as de algumas realezas

Francisco Vianna
Com 900 milhões de dólares, o ditador cubano supera a riqueza das Rainhas da Inglaterra e da Holanda.


O ditador de fato e ex-presidente do politiburo comunista de Cuba, Fidel Castro, é o sétimo mandatário mais endinheirado do mundo, segundo o recente ranque publicado pela revista americana FORBES, que visa dar destaque aos 10 governantes mais ricos do planeta. Com uma fortuna pessoal avaliada em U$ 900 milhões, o octogenário ditador se situa acima das fortunas pessoais das rainhas Elizabeth, da Inglaterra, e Beatriz da Holanda.

De fato, está longe de se igualar à riqueza do rei Abdullah Bin Abdelaziz, da Arábia Saudita, que é o primeiro desse ranque com U$ 21 bilhões, seguido pelo sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, com U$ 20 bilhões; a do presidente dos Emirados Árabes Unidos, califa bin Zayed Al Nahyan com U$ 19 bilhões; o emir de Dubai, Mohamad bin Rachid, com U$ 14 bilhões, a do Príncipe de Liechtenstein,  Hans-Adam, com U$ 4 bilhões, nem a do  Príncipe de Mônaco, Alberto II, com um bilhão de dólares. A própria revista FORBES teria publicado em meados de 2007 que Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente brasileiro, teria já naquela época “amealhado” algo em torno de 2 bilhões de dólares, mas a matéria em que essa informação foi publicada foi simplesmente apagada dos seus arquivos. 

Apesar disso, o impressionante do estudo é que Fidel Castro acumula mais dinheiro que a quantidade de moeda circulante em Cuba e mais dinheiro do que o Presidente africano da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que tem cerca de 600 milhões de dólares; a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, tem US$ 500 milhões e finalmente a rainha Beatriz de Holanda, tem US$ 270 milhões.

Como se explica a riqueza de Castro?
Explicar a alegada riqueza de Lula não é tão difícil, haja vista o nível de corrupção e de lavagem de dinheiro em que o ex-presidente brasileiro e seu partido PT são especialistas. Todavia, a riqueza de Fidel Castro, sendo Cuba uma nação miserabilizada pelo socialismo sovietiforme que ainda impera na ilha e com o bloqueio econômico que sofre por parte dos EUA, mostra, a qualquer um que tenha a capacidade de ver e entender as coisas, como os regimes socialistas funcionam para o enriquecimento de uma reduzida burguesia que constitui o politiburo do Partido Comunista. Enquanto seu povo passa fome, seus líderes vivem nababescamente.

Para os criadores desse 'ranking', a fortuna de Fidel Castro cresceu exponencialmente nos últimos anos, uma vez que, em 2003, apenas lhe atribuíam uma riqueza de U$ 110 milhões. Dois anos depois, chegou ao nível de U$ 550 milhões (uma soma cinco vezes superior).

Segundo a FORBES, desde o ano passado, o patrimônio do ex-presidente cubano quase duplicou ao chegar aos 900 milhões de dólares. "Supomos que ele tem o controle econômico de uma rede de empresas “estatais” que inclui o ‘Palácio de Convenções’ CIMEX, com muitas lojas e pelo menos o chamado ‘MEDICUB’, que tem o monopólio de fabricação e venda de vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos em Cuba, inclusive a propalada ‘substância negra’ um preparado de células-troncos que é produzido a partir de fetos e embriões vivos”, como já escrevi a respeito. Segundo os entendidos, esta é a única maneira concebível de Fidel Castro ter acumulado tamanha fortuna.
A inclusão do nome de Fidel Castro na lista do ano passado provocou uma dura resposta por parte do governo de Havana, que afirmou a sua intenção de entrar com ações legais contra o que considera uma "infâmia".
Título e Texto: Francisco Vianna (agência de notícias espanhola EFE), 08-07-2013

8 comentários:

  1. Os ditadores comunistas não me surpreendem com suas fortunas mirabolantes.

    Iniciais ABS

    ResponderExcluir
  2. És mesmo tótó. Essa "notícia" é de 2005/2006, e nem a Forbes conseguiu manter a "coisa"...

    ResponderExcluir
  3. Já que estamos falando de Reis, nada mais justo do que incluir o Rei de Cuba. Depois de reinar por 50 anos na primeira monarquia absolutista do Caribe, da para entender os 900 milhões de dólares. Agora passou a Coroa para o príncipe herdeiro, o irmão Raul. Quem será o próximo na linha sucessória? O que dever ser triste é saber que quando morrerem não levarão um mísero cent!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 900 milhões... ah ah ah ah... foste ver a conta dele? É pá, vai dormir porque o teu mal é sono

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-