sábado, 6 de julho de 2013

Piauí: Como a Varig quebrou

Operação Varig
A revista "Piauí", que chega hoje às bancas, revela as disputas no governo Lula que acabaram selando a quebra da Varig.
A reportagem mostra como um plano de salvamento da empresa apresentado em 2003 pelo então presidente do BNDES Carlos Lessa foi rejeitado pelos ministros Antônio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Minas e Energia).

Na época...
A ideia de Lessa era usar como garantia o dinheiro que a Varig teria a receber em uma ação movida contra a União por causa do congelamento de tarifas no Plano Cruzado. Palocci foi terminantemente contra: "Nós vamos recorrer dessa ação até a última instância", disse numa reunião com a direção da BR Distribuidora, credora da Varig. A ação está até hoje parada no Supremo Tribunal Federal. 
Ancelmo Gois, 06-07-2013



A disputa que matou a Varig

Como as divergências no governo Lula selaram o fim da empresa e deixaram a aviação civil brasileira nas mãos dos estrangeiros

por  CONSUELO DIEGUEZ

Todas as manhãs, um advogado parrudinho e de voz grossa, uma ex-aeromoça esguia, loura, de olhos azuis, um engenheiro com cara de menino crescido e dois administradores sorridentes se reúnem em um prédio de tijolos aparentes, situado numa imensa área arborizada na Ilha do Governador, Zona Norte carioca. A tarefa do pequeno grupo é atrair clientes para o seu negócio: treinamento de pilotos e comissários de bordo. Nos últimos dois anos, o grupo fechou contratos com TAM, Gol, Azul e... (só para assinantes.

Como a Varig quebrou (matéria escaneada)

4 comentários:

  1. A única verdade é que a VARIG faliu por pura incompetência de seus administradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unica verdade? De fato, houve ma administracao. Mas afirmar que somente isso fez a VARIG falir eh ter uma visao mega limitada. Em um pais serio a VARIG jamais teria falido. Os mau adminjstradores teriam sido removidos e punidos. Teriam sido responsabilizados. A empresa continuaria existindo. Vc tem nocao do papel da VARIG como representante da avia ao brasileira no exterior? Eu tenho. Eu cheguei na Russia e eles conheciam a VARIG. Desmontaram a VARIG por interesses politicos pessoais. Perdeu o pais. Perdeu o consumidor de bons servicos... falo tambem de seguranca. E arrisco dizer que quem ainda se manifesta contra a VARIG deve ser alguem que desejou muito ser funcionario dela e nao conseguiu ou se conseguiu foi demitido e ficou frustrado a ponto de desejar que todos perdessem o que ele perdeu.

      Excluir
  2. A real e dolorosa verdade é que a Varig faliu por incompetência, ignorância, burrice, soberba e cobiça dos administradores , (leia-se "Curadores" , o nome parece irônico !).
    Eles tiveram varias oportunidades para negociar e conseguir salvar a empresa, mas não, prevaleceu sempre a ótica atrasada e incompetente dos "administradores". Uma parcela de culpa cabe aos aeronautas mas em qualquer empresa séria isto seria resolvido com gestão, o que faltou completamente à turma de Yutaka, Ermakoff, Adenias, Cury, Zanata, Santos, Sheila, Eremildo Zinaro e outros, São esses que devem ser julgados e colocados na cadeia para ver o sol quadrado. Totalmente lamentável com os aposentados do Aerus, mas sugiro a eles abrir uma açao civel contra os ex-curadores que seguramente terá grande chance de sucesso, confiscando assim as varias fazendas de cafe que Yutaka comprou com dinheiro roubado da pioneira, e onde esta a viver do bom e do melhor. Outro que se locupletou foi o tal do russo Ermakoff, que com o dinheiro roubado abriu uma editora de livros carissimos no Rio. Assinado Cte. FUX

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-