domingo, 9 de novembro de 2014

Como a política é essencial...

Margarida Corrêa de Aguiar

A Revista Expresso deste Sábado publica uma entrevista a Mario Vargas Llosa [foto] na qual o Prémio Nobel da Literatura fala das ameaças do mundo, designadamente dos extremismos religiosos, e da perda de valores que nos está a conduzir à confusão entre o bem e o mal. 

À pergunta: A falta de educação política da sociedade contribui para degradar a democracia e a liberdade
Mario Vargas Llosa responde: As pessoas começaram a desprezar a política. É compreensível, mas extremamente perigoso: se virarmos as costas à política, ela ficará nas mãos das pessoas piores. É preciso convencer as pessoas brilhantes, inteligentes, decentes, generosas e idealistas a envolverem-se na política. A política só se torna digna se as pessoas dignas participarem nela. Se a deixarmos aos ignorantes porque a achamos detestável, então a própria política está destinada a tornar-se detestável

Não posso estar mais de acordo, mas pergunto-me como se resolve um círculo vicioso desta natureza. A qualidade da democracia e da liberdade ressente-se com a qualidade da política e das instituições. Ambas se têm vindo a deteriorar. Como é que podemos evitar e inverter este plano inclinado? É um dos grandes desafios do nosso tempo e dele depende a prosperidade da humanidade.
Título e Texto: Margarida Corrêa de Aguiar, “4R – Quarta República”, 9-11-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-