quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lula quer continuar mandando

Paulo Moreira Leite
Clima de tensão

Lula e Dilma
A preocupação com a postura que Luiz Inácio Lula da Silva assumirá quando voltar a São Bernardo do Campo preocupa seriamente a equipe de Dilma Rousseff.
Na campanha, criador e criatura tiveram momentos duríssimos quando José Serra chegou ao segundo turno, mas nada comparável ao que se vê na montagem do ministério Dilma. Lula tentou, por exemplo, manter Celso Amorim no Itamaraty, depois na Justiça, insistência que levou Dilma a fazer uma condenação pública à diplomacia brasileira em relação ao Irã. Lula foi bem-sucedido no esforço para manter Nelson Jobim na Defesa, mas gerou uma reação ácida no PT, para quem o ministro chega a ser desrespeitoso nas críticas que faz ao partido. Foi por isso que Dilma reabriu as discussões sobre a compra de caças para a FAB, desautorizando uma decisão que Jobim anunciara mais de uma vez. Protegido por Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, pôde conservar o posto porque não se enxerga um concorrente à altura dele na base do governo. O centro do mal-estar, contudo, envolve o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Auxiliares de Dilma consideram que Lula deveria evitar críticas a um ministro que só permaneceu no cargo porque o presidente pediu por ele. Ao falar em cortes nos gastos públicos, inclusive em obras do PAC, Mantega cometeu tropeços frequentes em sua área de comunicação, mas foi um porta-voz leal às ideias da presidente eleita. Dilma está convencida de que precisará controlar bem os gastos para conseguir manter a economia em crescimento durante seu mandato. Desde a semana passada, a equipe de Dilma quer saber se Lula ajudará nesse esforço – ou se jogará pedras. 
Paulo Moreira Leite, com Leonel Rocha, Murilo Ramos e Isabel Clemente, em Brasília, e Keila Cândido, em São Paulo in revista "Época", nº 656, 10 de dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-