Aposentados |
Almir Papalardo
Amigos Aposentados:
Por mais que se queira omitir o nome desse presidente que acintosamente nos virou as costas, por mais que se queira esquecê-lo por uma gestão que só nos prejudicou, vimos publicado ontem dia 16/01 a seguinte notícia num jornal de grande circulação no Rio, esclarecendo porque os aposentados (a parte mais fraca da sociedade) tinham mesmo que ser tratados como "bode expiatório. Explicando melhor: Os aposentados tinham que ter seus direitos obstruídos para favorecimento de outros gastos inúteis e inexplicáveis, como o que vemos abaixo:
"O governo Lula contratou 82.479 servidores civis, fazendo com que, em 2010, o número de funcionários na ativa chegasse a 568 mil. Para servir a essa máquina, os gastos com terceirizados estouraram. As despesas com copa e cozinha cresceram 245%"
Para muitos que têm preguiça de pensar, acharão que esta informação não justifica as reclamações de aposentados e pensionistas. Ora, a estes que pensam assim, como concordar que para se fazer justiça aos aposentados não existe verba disponível, quando lemos na notícia acima, um dos muitos exemplos do dinheiro público escoado pelos ralos da gastança inútil. Para o velho aposentado entretanto... não há dinheiro!!
Para quem ainda não nos compreendeu, criticando-nos por achar que temos má vontade com aquele presidente, ainda não se deu conta que ele degradou a nossa aposentadoria cortando mais da metade do seu valor. Como? dirão muitos. Os aposentados todos os anos não tiveram aumentos como todas as demais categorias?
Tivemos. Só que nossos reajustes há treze anos são inferiores ao percentual dos outros dois terços de aposentados, fruto de uma política sem nexo e atentatória à moralidade, já que nossas contribuições ao INSS sempre foram bem maiores. Essa barbaridade foi criada no governo FHC, quando desvinculou nosso aumento ao do salário mínimo.
Contudo, FH só diminuiu os nossos proventos em 18,77%, enquanto Lula, cortou-nos nada menos que 42,75%. Isto ainda fica mais grave quando lembramos que o ex-presidente Lula, em campanha para galgar a presidência não cansava de criticar a covardia contra aposentados, prometendo-nos uma aposentadoria igual a dos aposentados europeus se fosse eleito.
Se ele realmente tinha dificuldades em afrouxar essa monstruosidade criada no governo anterior, pelo menos não deveria ter vetado aquele aumento de 16,67% que o Congresso tinha nos concedido para minimizar tamanha defasagem. Este veto, ocorrido no dia 10/07/2006, deve ter sido um dos maiores malefícios feitos por esse presidente durante a sua desastrada gestão de oito anos aos aposentados. Justamente ele que sancionou o Estatuto do Idoso... Afinal isto não é um preconceito e discriminação??
Tudo o que ele fez de bom pelos mais necessitados, ficou manchado pela imprudência de mostrar desprezo pelo velho aposentado que ganha um pouquinho acima do salário mínimo. Uma perguntinha: Por que Lula não vetou aquele aumento dos parlamentares com astronômico percentual de 61,8%, se foi aprovado pelo Senado e pela Câmara ainda no andamento do seu governo? Perdeu a chance de agradar a população brasileira, deixando o cargo com um ato que certamente seria aplaudidíssimo por todos os brasileiros magoados pela ameaça do veto, se o percentual de correção do salário mínimo for acima de 5,9%!?!
Almir Papalardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-