segunda-feira, 29 de abril de 2013

Confiança dos consumidores e empresários portugueses melhora em abril

Diogo Cavaleiro
Indicador de confiança dos consumidores melhora, apesar de portugueses acreditarem menos na sua capacidade para poupar. Clima económico melhora à boleia de todos os sectores de actividade.
O indicador de confiança dos consumidores voltou a melhorar em Abril, mantendo uma tendência que se verifica desde Janeiro.
Desde que tocou no mínimo histórico, em Dezembro passado, quando chegou aos -59,8, o indicador de confiança dos consumidores portugueses tem vindo a subir, o que se voltou a repetir em Abril. O indicador fixou-se em -54,2, aumentando face aos -55,3 do mês anterior, de acordo com o destaque publicado esta segunda-feira, 29 de abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor de abril é o menos negativo desde Setembro do ano passado.
Três das quatro componentes utilizadas para o cálculo do indicador tiveram evoluções positivas no último mês e permitiram a recuperação da confiança, sejam as perspectivas para os próximos 12 meses referentes à situação financeira do agregado familiar, à situação económica em Portugal e ainda à evolução do desemprego.
A excepção foi a evolução da poupança, com os consumidores menos optimistas em relação à sua capacidade para poupar nos próximos 12 meses. Esta componente está no valor mais baixo desde Dezembro.

Indicador de clima económico no valor mais alto desde Agosto
Da mesma forma que o clima de confiança, o indicador que mede o clima económico dos empresários também tem vindo a recuperar do mínimo histórico de Dezembro. Em abril, voltou a subir para uma leitura de -3,6, face aos -3,9 do mês anterior.
O indicador de clima económico resulta dos inquéritos de conjuntura feitos pelo INE em vários sectores de actividade (indústria transformadora, construção e obras públicas, comércio e serviços) embora não resulte da sua soma simples.
()
Título e Texto: Diogo Cavaleiro, Jornal de Negócios, 29-04-2013

Um comentário:

  1. No Brasil os menores assassinos, estão recebendo apoio dos Ministros da Dilma, isto é crime contra a população em geral, que paga a conta - com a vida!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-