sexta-feira, 19 de julho de 2013

Carta a Francisco

José Manuel
 
Quero conversar um "ratito" com Vossa Eminência Reverendíssima e, me perdoe, tomei a liberdade de me informar sobre alguns detalhes para poder me sentir à vontade  em ter esta nossa conversa. Agora sei, por exemplo, que:

Seu verdadeiro nome é Jorge Mário Bergoglio. Nascido na Argentina, em 17/12/36, tem, atualmente, 76 anos e é, historicamente, o primeiro Papa latino. Seu nome, Francisco, veio pela comparação e admiração por Francisco de Assis, santo da igreja católica, um homem comum e simples, que cuidava dos menos favorecidos.

O Papa Francisco é um homem simples, aprecia um vinho tinto e um bom doce de leite. É um líder mundial que anuncia ao mundo a reforma do código penal do vaticano, ganhando, assim, a simpatia de todos, até daqueles que não seguem a sua doutrina.

Agora, quero lhe contar algo a meu respeito:

Sou de família européia e tradicionalmente católica, continuo sendo católico ao longo dos meus 67 anos, portanto menos 10 do que V. Em.ª. Conheci catedrais belíssimas, igrejas ricas, pobres, conheço o Vaticano com as suas incomparáveis obras de arte, mas quando quero conversar com o Pai ou com aquele que V.Em.ª representa aqui na terra, o faço em casa, andando na rua, trabalhando, me divertindo e é sempre um prazer enorme ao perceber que eles estão sempre comigo, não interessando o lugar ou a ocasião.

Então, templos para mim não significam mais do que apenas obras de arte, ou não. Confesso que em certo momento em minha vida construí uma capela na minha casa, para que ao me sentir só pudesse ter um lugar meu para orar e no silêncio ouvir as vozes do Pai e do Filho.

Acabei me casando nesta capela e meu filho nela foi batizado por um servo da igreja católica.

Mais tarde descobri que não precisava tê-la feito, pois as respostas tanto do Pai como do filho eu consigo ouvir até nas ruas e horas mais movimentadas da vida. Interessante, não é?

Recentemente descobri em uma das paredes da minha casa a imagem do Filho formada pelo sol que passa através das traves do telhado. Está lá, a minha casa é a casa do filho do Pai.

Ainda certa vez, sentado e assistindo uma missa em um dos bancos da capela traseira da basílica de São Pedro, me senti ungido ao ser iluminado por um raio de sol através de um agora vitral da cúpula.

E, como um raio nunca cai em um mesmo lugar, ali ficou sacramentada a minha fé.

Portanto, V.Em.ª não precisa ficar preocupado em conversar comigo, pois como já pôde observar eu professo a mesma ideologia religiosa sem extremismos e muito seguro do que é ser católico.

A diferença entre V. Em.ª e eu, é que sou um pouco mais realista sobre os problemas que afligem o mundo, e sem a ingerência do establishment a que V.Em.ª está submetido.

Vaticano, foto: AD
Não quero aqui entrar em detalhes tão conhecidamente usuais como riquezas do Vaticano, pobreza da África, proibição eclesiástica de preservativos, pedofilia no clero, proibição de abortos mesmo quando recomendados pela medicina, banco do Vaticano, enfim, coisas  que sempre fizeram parte do histórico recente de nossa religião e que até então teimavam em continuar indefinidamente mesmo adentrando o novo milênio.

E então surge V.Em.ª após a renúncia de um colega seu que nunca disse a que veio, e nunca nos representou. V.Em.ª com um discurso Franciscano que remonta à simplicidade de São Francisco de Assis, rico por nascença, simples e pobre como o filho do Pai, por vocação, nos deixou cheios de esperanças com relação a mudanças radicais urgentes na defesa de uma nova igreja, mais séria, mais pragmática e a que todos desejam.

Conheço a história deste religioso, estive em sua cidade, Assis, podendo comprovar na simplicidade e devoção, o amor ao Pai, e aos ensinamentos de seu Filho. Admirável!

Assis, Itália, 2005, foto: Ricardo André Frantz
Admirável foi também a sua escolha pelo seguimento da filosofia Franciscana e optando por ser conhecido com o nome do Santo Francisco.

V.Em.ª cuja origem está nos pampas frios e pobres da América do Sul não poderia ter escolhido melhor para iniciar a sua trajetória de líder espiritual de nossa igreja. Parabéns!

Ao anunciar ao mundo, a reforma do código penal do Vaticano, surpreendeu a todos.Um divisor de águas entre os últimos Pontífices.

Mas como os caminhos de Cristo nem sempre foram calçados, obstáculos estão sendo plantados no seu caminho pelos mesmos que sempre ignoraram que a igreja tem que ser pobre na sua essência e rica na sua espiritualidade.

A igreja não tem que provar nada, apenas ser o que ela é: a palavra e os ensinamentos de Jesus.

Então, qual a razão de um mega evento chamado de "jornada mundial da juventude"?

V.Em.ª tem ideia de quanto vai custar aqui, pelas terras kabravendishlouboutinas, um evento dessa natureza?
Falam por aqui em 400 milhões, mas que vai chegar fácil a um bilhão, fora o glamour da Avenue Foch em Paris.


Por acaso lhe contaram, que as cidades devastadas pelas chuvas do ano passado, ainda continuam na mesma?

Lhe disseram que não temos hospitais decentes, que os doentes são atendidos em macas improvisadas no chão? Que as escolas estão caindo aos pedaços e que as crianças ficam meses sem aula? Não?

Esse dinheiro que vai ser jogado fora, com esse evento poderia estar sendo utilizado em centenas de ambulatórios decentes e escolas que funcionem.

Fora, é claro, o muito que poucos vagabundos e parasitas da Nação vão lucrar com a venda da sua imagem. Já tem até sites especializados. Uma farra. Com a minha religião!

V. Emª não tem culpa, pois foi enganado, como o foi um outro conhecido seu e líder atual da "bola" que rola pelo mundo.

Também lhe disseram que para cá trouxesse um mega evento, pois a terra é calma e o circo generoso.
O pior é que faltou prudência a seus comandados, lá no Vaticano, para perceberem até aonde vai um megaprojeto pré eleitoral Sul Americano.

Explico: o País está cada vez mais afundando na corrupção, na ineficiência, no populismo havânico, na rapinagem política e por isso criaram  eventos múltiplos que vão da copa das confederações, passando pela Jornada da juventude, continuando com a copa do mundo até á sublime comemoração Olímpica de seus cargos políticos conseguidos através da miséria e da ilusão.

Eu sei que V. Em.ª nem imaginava isto que acabo de lhe dizer. Pois é, até a nossa religião é assaltada pela sanha dos representantes de Lúcifer.

Eu sei que não tem a menor ideia do que se está passando no maior país católico do mundo.

Nunca mais vamos recuperar o que foi gasto em arenas padrão COLISEO, única e exclusivamente para dar circo ao povo, como faziam os corruptos Romanos, e que V.Em.ª conhece tão bem. Todo o dinheiro que foi gasto até agora pelos asseclas de Lúcifer, teria servido para construir hospitais de ponta, asilos para velhos, escolas, universidades, para os próximos cem anos o País não se preocupar com isso.

Então, desculpe estas minhas palavras esclarecedoras, mas em nome do Pai e do Filho lhe peço que esteja atento ao seu rebanho, que não se deixe iludir por mármores e  brocados.

Nunca mais aceite visitas do demônio travestidas de governantes, que escracham com o dinheiro dos pobres, em hotéis de luxo em Roma afrontando todo um povo.

Que nunca mais aceite lhe dizerem que Deus é Brasileiro, pois isso é blasfêmia. Corra com eles da casa de Deus.

Observe a simplicidade do vestuário de um também colega seu e líder espiritual do Tibete.

É essa simplicidade que os jovens querem ver em suas lideranças religiosas.

V.Emª ainda pode mudar o mundo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
Amém.
Título e Texto: José Manuel, 18-7-2013, Um Brasileiro espoliado, roubado sete anos em sua vida por este atual governo que se intitula legítimo representante dos trabalhadores.

2 comentários:

  1. Olá, José Manuel. Gostaria de ter a fé que você tem e ter escrito o que você escreveu na carta a Francisco. Só me resta fazer minhas as suas palavras com as quais concordo integralmente. Parabéns!
    Paulo Drummond de Macedo Contreiras aposentado Aerus. Rio 21-7-2013.

    ResponderExcluir
  2. Que bonito! :)

    Circe Aguiar

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-