terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Amigo José, escrevo-te para lembrar o quanto a vida é ingrata."

José Herênio
Caro José Manuel,
Sejam as minhas primeiras palavras para felicitar-te pelo teu aniversário natalício de 67 anos. Que transcorre hoje, 05 de agosto.
Dia 26 será a minha vez. Estarei contando os meus 86 anos, acossado por inúmeras mazelas, como se já não bastasse o suplicío que nos tem aturdido.  Eu e a Varig nascemos em 1927. Ela desapareceu e, felizmente, ainda estou por aqui.

Noto que 19 anos nos separam nessa caminhada terrena. Louvo tua garra e determinação em busca de reparar injustiças que nos estão sendo impingidas pelos agentes da Justiça. Sinceramente, não consigo aquilatar o porquê que leva o  Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa a manter-se nessa posição intransigente. Afinal, se sofreu algo no curso de sua vida, não somos os culpados.  Apenas ajudamos a construir o Palácio em que Sua Excelência exerce o seu mandato. Aplaudimos sua invulgar força de superação. Mas, reiteramos:  não fomos nós os causadores de suas eventuais desditas. 


Amigo Zé, aqui vai uma historieta:  escrevo-te para lembrar o quanto a vida é ingrata. Volto o meu pensamento aos meados dos anos 50, para   lembrar-me bem da inexistente Brasília de outrora. Das comentadas orações de Juscelino a Dom Bosco e de minhas idas do sul ao cerrado, a fim de levar, em pequenos cargueiros  DC-3, os primeiros alimentos para suprir os candangos que por lá mourejavam. Recordo-me, inclusive,  que almoçávamos ao lado do "Catetinho", situado à beira do lago. Tratava-se de casebre de madeira, assim apelidado pelos candangos que eregiam as fundações das primeiras edificações de Brasilía, em alusão ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. 


Sempre avesso  a cargos públicos, fiz carreira e voei quase 40 anos como tripulante técnico nas aeronaves da Varig, empresa que ajudamos a construir. Vê a ironia do destino: àquela época, voávamos em média 200 (duzentas) horas mensais, tudo pelo "progresso econômico da sociedade". Felizmente, em movimento associativo, com suor e muita luta, construimos, conquistamos uma Regulamentação Profissional dos Aeronautas que, no limiar dos anos 60,  estabelecia jornada máxima de 80 horas mensais, além de outros avanços sociais. Por tratar-se de uma Portaria assinada pelo então Ministro Amaury Silva, os empresários do setor aéreo logo derrubaram-na. Em seguida, ainda em 1960, o Presidente Jânio Quadros assinou decreto restabelecendo-a e, desta feita, os donos de empresas declararam-se prontos a cumpri-la, inteegralmente. Era puro medo do préstigio que Jânio conquistara em seus 9 meses de governo, que redundou em inexplicável renúncia. 

Ainda por incentivo de Jânio Quadros a Varig abocanhou o grande Consorsórcio Real-Aerovias, Com isso, agigantou-se. Ao aproximar-se do Sol, o Ícaro derreteu-se. Para seu lugar adotaram a famosa "estrela azul", para voar de Norte a Sul. Em  1965 foi a vez da famosa Panair do Brasil pagar o pato. Houve dores para muitos e alegria para outros. Não tinham Aerus!...


Mas agora veio o pior, chegou a nossa vez:  Após andanças mundo afora, depois de muito termos contribuido para o bem comum, a Varig saiu de cena e, como cruel  castigo, do seu espólio adveio a privação dos  nossos direitos, nos termos  que ora enfrentamos.  Em ação ganha em 1ª instância, no TRF-1 e no STJ  está, agora, à mercê de um Recurso Extraordinário que foi impetrado perante o STF, quando os autos ainda estavam no TRF,  No STF, a brava  Relatora Ministra Cármen Lúcia proferiu magistral voto, entretanto, não sei lá porque cargas d’água, o Ministro Joaquim Barbosa, alegando tratar-se de "um processo complexo", em 09/05/2013  pediu voto-vista para estudá-lo, com a promessa de que logo o devolveria com o seu voto.  Infelizmente, são passados 90 dias e, mesmo sabendo da premência em que vivem os dependentes do AERUS, continua "sentado em cima" , indiferente aos mais candentes apelos.  Quando ao desembargador Moreira Alves, do TRF-1, pelo tempo decorrido sem dar qualquer solução para o nosso pleito, pelas mesmas razões esboçadas, dispensamo-nos de qualquer comentário. Será alguma forma de moderno genocídio que não conseguimos entender? Sinceramente,  eu só queria saber o que têm contra nós, os idosos do Aerus!...  

Voltemos ao contexto brasiliensis. Alguns desavisados poderão indagar, sobre quem nos massacra:  ora essa, "os apaniguados" que se aboletaram nos palácios então construidos. Sequer nos recebem quando pleiteamos os nossos justos direitos.  Em sua maioria esmagadora, têm idade de serem meus filhos. Ao que tudo indica, quando jovens estudaram e treinaram com "baba de quiabo" para "montar banca", esbanjando mando e veleidades notoriamente fúteis.

Há exatos 25 anos, o Povo foi às ruas e  tonificaram um Estado que logo se tornou mambembe. Os eleitos, fabricaram milhões de leis,  a maioria delas" de encomenda". Com isso, edificaram essa gigantesca "máquina de moer gente". Em tal contexto, independente da coloração partidária dos que têm exercido o poder, é de se indagar: onde estão os Direitos  Universais da Pessoa Humana? O que estão a fazer com a decantada CONSTITUIÇÃO CIDADÃ?  Onde estão as leis infra-constitucionais, criadas para defender os idosos?  Por que administradores, legisladores e integrantes do Judiciário escamoteiam e não tratam as pessoas carentes e os idosos com a atenção legal que lhes é devida?  Quando inquiridos, respondem: "eu não pude ver ainda essa questão"... E dê-lhe embromação! No âmbito administrativo, o que se vê são honrados "funcionalistas"  que, labutando nas sombras, pisoteiam os sofridos para fazer média e granjear posições. Verdadeiros carreiristas!  
Amigo, completamos 7 (sete) anos na luta para reaver os direitos que nos pertencem. Nesse triste engodo, não sei o que nos está reservado no amanhã.  Hoje, em demonstração viva de humanismo, vejo que colocas em perigo a própria vida em favor dos nossos semelhantes. Tens a nossa solidariedade!  Baixo a nau dos insensatos!!!  Rogo que recebas os meus aplausos por tua postura. Com votos de muita Paz, recebe o meu fraternal abraço, 
Título e Texto: José Herênio, 05-8-2013   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-