quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Boletim do SNA: "O Sindicato reafirma sua posição como patrono da causa..."

Caso Aerus

Governo acena para reparar as contribuições complementares de 20 mil ex-funcionários das companhias Varig, Cruzeiro, Transbrasil e demais patrocinadoras
 
No sétimo ano de intervenção do Aerus (fundo de pensão de seguridade social dos funcionários da Varig, da Cruzeiro, da Transbrasil e das demais patrocinadoras), o governo, enfim, acena para reparar as aposentadorias complementares dos ex-funcionários.

A iniciativa governamental ganhou impulso depois que um grupo de 29 aposentados, com apoio do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), acampou no salão verde da Câmara dos Deputados. Com idades avançadas, (alguns com mais de 80 anos), eles dormiram no chão e nas cadeiras, após terem os colchonetes doados por alguns deputados apreendidos por seguranças.

Como resposta, após 8 dias, eles conseguiram uma audiência no Planalto no último dia 13 de agosto, coordenada pela Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e pelo Ministro Chefe da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams. O encontro contou também com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Gabas, e o Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Feijó.

O caso sensibilizou a presidenta Dilma Housseff, que acenou para um consenso no reparo das contribuições e assim trazer de volta a dignidade dos ex-funcionários das extintas companhias aéreas. As informações requeridas pelos órgãos governamentais já foram enviadas e agora o SNA aguarda o agendamento de uma reunião para um possível acordo. O sindicato reforça sobre a importância de continuar atento e mobilizado em prol dos interesses da categoria.

A iniciativa do governo foi vista como uma grande vitória por parte do SNA para chegar a um acordo rápido. O Sindicato reafirma sua posição como patrono da causa e continuará lutando pelos direitos dos aeronautas de terem uma aposentadoria digna no final de suas vidas, além de contemplar os trabalhadores que eram de ativa e nada receberam.
 
Entenda o caso
No cerne da questão, está a negativa do governo em arcar com os prejuízos após a falência da Varig, da Transbrasil e demais patrocinadoras, num rombo que foi causado por irresponsabilidade de vários governos e a falta de uma fiscalização eficiente por parte da Secretaria de Previdência Complementar.

São 20 mil pilotos, comissários de bordo e trabalhadores de companhias de aviação que contribuíram durante anos para o fundo de aposentadoria complementar e que hoje recebem apenas 8% ou nada dos valores a que têm direito. Desde 2006, 889 deles já morreram sem que se resolva o problema. A quantia devida pela União é superior a R$ 6 bilhões, em valores atualizados.


Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

2 comentários:

  1. Vocês leram?
    "depois que um grupo de 29 aposentados, com apoio do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), acampou no salão verde da Câmara dos Deputados"...
    Aliás, desta vez, para minha surpresa, utilizaram o vocábulo mais correto.
    Não adianta, podem me chamar do que quiserem, vou continuar me opondo a essa intenção petista de alavancar a carreira, na CUT e no PT, de pessoas, mesmo que o Sindicato Nacional dos Aeronautas nunca tenha apoiado as manifestações de rua, isso quando não as ridicularizava...

    ResponderExcluir
  2. Pois é JIm, isto parece ser comum em todos os grupos que buscam ser o centro das atenções e tem que compensar a sua mediocridade ou despreparo se utilizando do trabalho e da dedicação de outros. Sabemos o que fizemos, por que fizemos e ainda continuamos fazendo... E o objeto da luta foi sempre o mesmo : a JUSTIÇA, que nos devolverá a DIGNIDADE.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-