sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O sindicato e a invisibilidade

Eis o último boletim informativo expedido pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, anteontem, quarta-feira, 11 de setembro. Comento depois. 




Caso AERUS

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) persiste em lutar por uma solução que restabeleça integralmente as aposentadorias dos milhares de aeronautas e aeroviários participantes do Fundo de Pensão AERUS.

Após os bem-sucedidos confinamentos no AERUS e no Congresso Nacional, o SNA conseguiu intensificar o apoio dos senadores e dos deputados federais. A intervenção dos presidentes Renan Calheiros, do Senado, e Henrique Alves, da Câmara dos Deputados, foi fundamental para a presidenta Dilma assumir o compromisso de solucionar definitivamente o problema do AERUS.

No dia 13/8, ainda durante o confinamento no Congresso Nacional, alguns dos confinados do SNA foram recebidos, na Casa Civil, pela ministra Gleisi Hoffmann e outras autoridades, para uma primeira reunião, onde discutiu-se a possibilidade do acordo.

No dia 27/8, houve um novo encontro, desta vez na sede da AGU, com o ministro Adams e assessores. O SNA estava representado pelo diretor Zoroastro Ferreira Lima Filho e Graziella Baggio; a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT), pelo presidente Celso Klafe; a Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da TRANSBRASIL, pelo presidente Francisco José Thomaz. Também esteve presente o advogado Lauro Tadeu Gomes, do escritório Castagna Maia. Esta reunião mostrou a disposição do Governo em buscar um acordo.

A partir desta data, diversas reuniões foram marcadas e, infelizmente, canceladas por falta de dados disponíveis para o trabalho da Comissão Técnica. O SNA acompanha de perto os acontecimentos e realiza gestões junto às autoridades em Brasília de forma a manter o assunto em pauta.

O fato da reunião com os representantes do SNA não se realizar, não significa que o assunto está parado. O ministro Adams já realizou reuniões com o Sr. José Pereira, interventor do AERUS, e o Juiz Ayoub, responsável pelo Plano de Recuperação da VARIG.

No dia 6/9, mais uma reunião foi realizada na AGU entre o ministro Adams, o interventor do AERUS, José Pereira, e o secretário executivo do Ministério da Previdência, Eduardo Gabas.

No dia 10/9, foi realizada uma reunião técnica, considerada a mais produtiva pelo SNA. Estavam presentes os representantes da AGU, os advogados do SNA Carolina Maia e Lauro Tadeu Gomes e o interventor do AERUS, José Pereira. Os números atualizados foram apresentados. A proposta do SNA foi apresentada pelos advogados do sindicato. Esta medida abrange o direito de todos, aposentados e ativos, e é a única proposta apresentada até agora para análise. Tendo em vista os novos números apresentados, a proposta será reajustada e reapresentada na reunião marcada para a próxima semana.

Estas sucessivas reuniões com a presença de diversos técnicos e dos advogados do SNA são indicativas de que autoridades e técnicos, em Brasília, trabalham em busca da solução para o problema do AERUS.

Nestes sete anos, o problema nunca esteve tão próximo da solução. O SNA não foge à luta, por mais difícil e complicada que possa parecer. O sindicato sempre esteve confiante, pois tem consciência do trabalho que desenvolveu e das decisões tomadas. Em breve, o SNA e todos os envolvidos colherão os frutos deste trabalho, com o restabelecimento das aposentadorias integrais dos participantes do AERUS. O SNA trabalhará em prol de todos os ativos e os aposentados do setor de aviação.

Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Eu acho engraçado.
Manifestações do SNA são elogiadas pelos profissionais afetados e/ou contratados por esse sindicato, gente que invade um espaço privado é incensada, santificada. Conservam a liberdade pessoal de ir e vir, mas lhes é pespegado o adjetivo de “confinados”…
Depois acontece o acampamento no salão verde da Câmara Federal, o fenômeno adulador se repete. São os “guerreiros” da Causa, como se jamais, nestes desventurados quase oito anos, houvesse sequer acontecido uma manifestação de protesto.
Os profissionais contratados pelo sindicato parabenizam essas iniciativas e julgam-nas fundamentais na (e para) a “vitória”.

A greve de fome de quatro pessoas é ignorada.
Só não tiveram o atrevimento de criticar essas greves (foram duas) como fazem com qualquer manifestação que não seja a comandada por eles. Estas, as manifestações, seja qual for o tipo e/ou a forma, são acusadas de desestabilizar, atrapalhar. Ninguém pode se manifestar mais veementemente contra qualquer autoridade. É acusado de insultar a autoridade que… não pode ser irritada.
Mas eles podem “irritar” quem bem quiserem, porque eles são a “Verdade”!
Mas, na verdade, quem mais ignora e espezinha a VERDADE é essa malta do sindicato e afins petistas e cutistas.

Vejamos:
Recebi esta mensagem por e-mail, cujo autor prefere não se identificar. Transcrevo-a na íntegra:
“O último boletim do SNA a respeito do acordo que está sendo tratado em Brasília é sujo, tendencioso, mal-intencionado e desrespeitoso, pois ao não comentar as atuações dos quatro variguianos que se colocaram em greve de fome por um total de 15 dias, por duas vezes, no Aeroporto Santos Dumont, os colegas que lá estiveram prestando ajuda e a formidável repercussão que tiveram junto à mídia e, consequentemente, junto ao governo, fere uma comunidade de milhares de funcionários legitimamente variguianos.
A maneira como o fazem, ao chamar para si todas as virtudes por atos que venham a contribuir ao ressarcimento de nossas aposentadorias, é torpe e propagandístico visando a algo que ainda não entendemos bem, mas que certamente o futuro o dirá.”

Continuando…
Estou confortavelmente à vontade, não sou dirigente de nada, não sou candidato a nada, não vou aparecer na foto, portanto, podem me chamar do que quiserem.

O grupo “Camisas Pretas” (posteriormente aliado ao SNA) surgiu em janeiro de 2009; o Movimento ACORDO JÁ! nasceu em abril de 2009 e, tanto este como o primeiro, surgiram por absoluta ausência do Sindicato Nacional dos Aeronautas das ruas e praças do Rio de Janeiro.

Em julho de 2008, o aeroviário Isaias Guimarães divulgou e distribuiu o livreto “Vale a Pena”, historiando e denunciando o caso Varig/Aerus. (Tenho guardado em formatos PDF e Word).

A APRUS é ignorada porque não é mais uma extensão física e política desse sindicato.

Que ignora também, desrespeitosamente, outros agentes importantes na luta pelo restabelecimento dos direitos de ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do Aerus. Luta que vai completar oito anos.

Quantas mensagens, e-mails, cartas… foram encaminhadas às autoridades brasileiras por aeronautas e aeroviários anônimos?

Lembro-me de uma impecável carta que o ex-comissário, Carlos Edmundo, enviou ao advogado-geral da União, o hoje ministro do STF, Luiz Toffoli.

As entregas de cartas por José Jordão, pessoalmente, às comitivas do ex-presidente Lula e do Papa Bento XVI…

A insistência diária de Paulo Resende em escrever a Deus e a "todo o mundo"…

Textos de protesto e de desalento… Cito, de memória, José Carlos Bolognese, José Manuel (greve de fome por duas vezes), Jonathas Filho, Rosangela Nunes, Rosa Maria, Carlos Lira, Alberto Cavalcanti
Entrevistas a jornais, televisões e blogues, de ex-trabalhadores da Varig denunciando o nosso drama... como ao blogueO cão que fuma”. (A última aqui).

Também fizeram greve de fome: Liz Cordeiro, Izabel Regis e Lucas Alves.

O jornalista Ricardo Setti, sempre disponível a divulgar textos de Bolognese
Falando em jornalistas: Helio Fernandes, Carlos Newton, Pedro Porfírio
Ah, a CPI do deputado estadual do Rio de Janeiro, Paulo Ramos

A Petição ao Supremo Tribunal Federal entregue em 18 de abril de 2011, peça integrante do Processo RE 571969 (Defasagem Tarifária).

E tantos outros agentes e momentos que esqueci (ou não soube) de citar…
Mas, para o Sindicato Nacional dos Aeronautas TUDO...


Título e Texto: JP, 13-9-2013


Outras entrevistas:

Relacionados:

3 comentários:

  1. Jonathas Filho
    O Ideal seria todos comungarem da mesma cartilha e não omitir e/ou desmerecer o trabalho de outros, por diferente que seja. Um colibri jogava um pingo d'água na floresta em chamas e o leão disse não adiantar nada. O colibri respondeu que estava fazendo a parte dele. Conforme li acima, é depreciativa a OMISSÃO dos fatos expostos e isso me remete à mais uma decepção que é somada à muitas outras. Se o "filho nascer e for bonitinho" o Pai será o SNA ou filho de TODOS OS QUE AJUIZARAM AÇÕES, QUE FIZERAM GREVES DE FOME,QUE ESCREVEM CARTAS, QUE GRITARAM NAS RUAS, DENTRO DE AEROPORTOS, QUE EXPUSERAM CARTAZES, QUE SE UNIRAM EM MANIFESTAÇÕES SEJAM DO SNA, MOV.ACORDO JÁ, APRUS, CAMISAS PRETAS ETC pois inclusive o prÓprio SNA os conclamou várias vezes à participar e eles atenderam. Até aqueles que rezam para que nossa causa seja atendida e satisfeita, merecem uma menção pois até essas intenções também devem ser consideradas. Aliás, só por ser participante do AERUS, todos, repito TODOS serão o "PAI" da criança, se assim acontecer. Tais omissões de menções à esses participantes, para mim, beiram à descriminação e preconceito. Que um dia, todos os nossos pleitos, legítimos e dignos de direito, sejam atendidos. Essa é a minha vontade, sem picuinhas nem omissões. Jonathas Filho -Ex-Comissário de Bordo Varig - Aposentado do Aerus.

    ResponderExcluir
  2. independente de quem as faz ou como for a manifestação, acho que todas são válidas,e todas devem ser ouvidas e respeitadas,sem colocarmos nossos egos no caminho...quando se ajuda ou se precisa de ajuda,não queremos(ou não devemos) saber à quem ajudamos ou quem nos ajudou...queremos é que a coisa dê certo !! némesmo ???

    ResponderExcluir
  3. Sim, é bem verdade! Por isso devemos mencionar TODOS que nos ajudam, némesmo ???

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-