terça-feira, 2 de julho de 2013

[O cão tabagista conversou com…] José Manuel: “Eu não espero nada, eu vou fazer porque acredito ser a única maneira de sensibilizar a opinião pública para que se resolva de uma vez.”

José Manuel da Rocha Costa, ex-tripulante da Varig está em GREVE de FOME desde ontem, 1º de julho de 2013. Fomos em busca das razões.

Por que você resolveu partir para os “finalmente” tomando essa drástica opção?
Eu venho afirmando isso há muito tempo. Veja o que escrevi no grupo do google, APOAERUS no dia 08-11-2012:
Recebi um e-mail, informando que estão sendo traçadas as metas para uma manifestação no Corcovado em conjunto com o SNA.
Só gostaria de informar que os grupos mais famosos nacionais, como os sem-terra, ou internacionais como o grupo Femen, fazem as suas manifestações sem perguntar se pode ou o que pode, exatamente porque a "vitrine" da manifestação está em fazer o contrário, porque é isso que provoca a mídia.
Parece que até agora não foi pensado por este foco. Só que o tempo URGE, e cada vez que bobeamos eles enfiam mais a faca na gente.
Quando participei da manifestação no SDU, fui preparado: levei travesseiro caso tivesse que ficar em vigília, no lugar da cueca fui de sunga porque se tivesse que tirar a roupa começaria desta maneira. E não me perguntei se pode ou não pode.
Fui preparado para uma greve de fome também porque assim o havia postado aqui.
Nada disso aconteceu. Obedeci ao esquema em que foi realizado
Neste caso do Corcovado, se for para subir, ficar lá duas horas, a mídia não subirá pois tem mais o que fazer, pois qualquer garota tirando a roupa na praia vende mais do que poucos velhos segurando faixas para turistas, não contem comigo.
Lembrem-se, VITRINE é o que provoca a mídia. Por acaso alguém se lembra de uma linha editada pela Globo?
Se tívessemos acampado, invadido a pista, tirado a roupa, no dia seguinte estaríamos na primeira página.... da Globo…
Detalhe, fui eu que sugeri que acampássemos no Corcovado, até ter uma solução e a resposta que recebi via e-mail era que havia o problema do tempo mudar, começar a chover e teriam que perguntar se podiam ou não ficar lá em cima…

Desde quando você remoía essa ideia?
Olha o que escrevi em 30 de outubro de 2012 no APOAERUS:
Eu, José Manuel da Rocha Costa, sou voluntário a iniciar uma greve de fome.


Não obtive uma só resposta e senti que não teria respaldo, ou seja, seria uma manifestação sem visibilidade, pois as ditas lideranças, que eu não conhecia bem, teimavam em não fazer nenhuma manifestação por mais pacífica que fosse, porque não queriam ferir suscetibilidades em Brasília e juravam de pé juntos que iríamos receber a qualquer momento, sendo Jesus Cristo no céu e o Dr. Joaquim Barbosa na terra.

Na realidade, esta manifestação era para ter sido iniciada em meados de maio, mas fui acometido de uma forte gastrite de origem nervosa e tive de adiar. Quando resolvi que teria de ser antes do início da copa das confederações, por ser uma época ideal para a visibilidade do protesto, relacionado ao número de turistas que a cidade do Rio receberia, fomos surpreendidos pelo início das manifestações da população brasileira, e então o foco se perdeu completamente.

Você não tem receio dos efeitos colaterais?
Muito, todos têm, mas alguém tem que começar, porque está mais do que claro, e depois do pedido de vista pelo presidente do STJ está cristalino que iriam empurrar com a barriga o mais que pudessem.
Só que não contavam com isto que está aí acontecendo e, agora é mais do que hora para começar, custe o que custar, porque vai parar na imprensa mundial e talvez não queiram semelhante vexame, fora o que já passaram até agora.


Não tem receio de ser apontado como demagogo?
O meu histórico de 32 anos de trabalho como comissário de voo da Varig, não mostra nada parecido com isso. É só perguntar a quem me conhece.

Como analisa a recente “invasão” da sede do Aerus por colegas do SNA?
Eu absolutamente acho legal, só acho que vem tardiamente e até penso que impulsionada por uma intenção já conhecida desde o dia 14 de junho deste ano, quando estive lá no SNA acompanhado pelo Cmte. Lira, da Transbrasil, a fim de comunicar a minha intenção e saber se haveria respaldo médico e jurídico ao meu ato…
Não obtive nenhuma resposta do sindicato.
Lá na sede do Aerus só não gostei de ver cartazes pedindo ao governo um acordo. Praticamente estão falando em nome de todos e eu não autorizei que o solicitassem. Não se pode fazer acordo em uma Tutela Antecipada.

Que APOIO você espera?
Eu não espero nada, eu vou fazer porque acredito ser a única maneira de sensibilizar a opinião pública para que se resolva de uma vez.
Não é possível que um Ministro esteja há seis meses para dar um parecer em uma Tutela Antecipada, sacramentada pela 14ª vara federal, e por sermos idosos, amparados por um Estatuto do Idoso, com celeridade de rito.
Não é possível que um Ministro peça vista a um processo que tramita há 20 anos, o qual conhece e que já foi vitorioso em todas as estâncias.
Isto não pode continuar. O número de mortos está aí para conferir

Que apoio você acha que vai mais precisar?
O apoio de que gostaria é que me forneçam água, distribuam os meus panfletos e se quiserem me fazer companhia, será mais fácil de suportar.
É claro que se fizerem estardalhaço com cartazes alusivos ao problema do Aerus, teremos mais visibilidade porque o recesso começa hoje, dia 2 de julho.
Então nós temos duas variantes:
1º) o recesso começa no dia 2 e temos pouquíssimo tempo;
2°) o momento é extremamente propício a que se faça algo do gênero.
O dissidente Guillhermo Fariñas é levado para o hospital após 85 dias em greve de fome em protesto pela libertação dos presos políticos em Cuba, 11 de março de 2010. Foto: Rolando Pujol/EFE
Grifos: JP

Relacionados:

Artigos de José Manuel:

Conversas anteriores:

4 comentários:

  1. Meu amigo Zé Manoel...Me solidarizo com tua atitude...Acho um ato de dignidade o que estas fazendo...Peço a Deus que tenhas apoio de todos os que estão aí no Rio de Janeiro...Se eu pudesse estaria aí a teu lado nesta "Tripulação",fazendo este "Voo" contigo...Um Abraço...Que Deus te Abençoe...
    Joka Klein.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te ilumine e te de forças para suportar todo este seu sacrifício, um ato de grande coragem. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. José Manoel, que sua coragem seja devidamente recompensada, espero que tenha muita força pra passar por esse momento de luta. Deus e sua grande força esteja com você.
    Zaia

    ResponderExcluir
  4. Querido José Manuel
    Não tenho palavras para expressar o quanto nobre é este seu gesto; colocar sua vida em risco para defender um grupo de companheiros de trabalho, que por longos anos fizeram parte de sua vida como uma verdadeia família, eu diria... é nobilíssimo! Sim, porque somos mais que colegas de profissão, somos amigos, irmãos. Nos amamos uns aos outros e nos respeitamos profundamente.
    Contudo, amado irmão, ajoelhando-me aos seus pés, quero dizer-lhe, que não posso egositicamente aceita que voce arrisque perder o bem mais precioso que Deus de Misericórdia e Justiça colocou em suas mãos... SUA VIDA!... EM PRÓL DE UMA LUTA CONTRA OS INCENSÍVEIS GOVERNANTES DESTE PAÍS E OS JUSTICEIROS QUE UM DIA, JURARAM EM FALSO NAS SUAS FORMATURAS!!!
    Imagine se algo acontecer a sua saúde!!! Não ficarei mais em paz com a minha consciência, sabendo que é por mim também esse seu sacrifício.
    Não veja este meu desabafo como uma crítica... PELO AMOR DE DEUS!!! É apenas a minha maneira de pensar.
    Respeito muitíssimo a sua atitude, pois todos temos direito a livre escolha.
    Saiba que estarei presente a cada minuto disponível dos meus dias, para segurar nas suas mãos e pessar-lhe todas as forças existentes na minha alma.
    Espero, que voce tenha forças suficiente, para no momento certo, poder recuar sem se comprometer com as LEIS DE DEUS.
    QUE JESUS LHE ENVOLVA E DERRAME SOBRE VOCE TODO O SEU AMOR!!!
    Beijo carinhoso no seu coração.
    Nilde

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-