segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ex-trabalhador da VARIG em greve de fome

José Manuel, ex-Comissário de Voo na Varig, aposentado pelo Instituto AERUS de Seguridade Social, iniciou a sua greve de fome, hoje, segunda-feira, dia 1º de julho de 2013. José chegou ao saguão do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por volta das 16h. José está sentado numa das cadeiras do lado esquerdo no hall principal (o do painel de Santos Dumont) junto ao caixa eletrônico Bradesco.
Amigos e familiares distribuiram o manifesto abaixo, em português e inglês, durante as manifestações que aconteceram esta manhã, no Rio de Janeiro.


POR QUE ESTOU EM GREVE DE FOME?

PORQUE sou participante assistido do Fundo AERUS de Seguridade Social (Fundo de Pensão da Varig, Transbrasil e outras empresas) e não recebo os meus salários há mais de SETE anos.

PORQUE não aguento mais passar necessidades, mesmo estando amparado por duas ações judiciais ganhas em todas as estâncias e que o governo vem obstruindo, covardemente, utilizando recurso após recurso.

PORQUE não suporto mais ver meus colegas se suicidarem ou passarem extremas necessidades, vivendo à custa de terceiros.

PORQUE já são mais de 800 óbitos, tendo como causa esta tortura psicológica a que estamos sendo submetidos.

PORQUE eu faço parte de mais de 8.000 idosos e suas famílias que estão sendo ultrajados, mesmo amparados pela lei de nº 10741 de 1º de outubro de 2003  (ESTATUTO DO IDOSO).

PORQUE estamos amparados por uma "TUTELA ANTECIPADA" proferida nos autos da Sentença/2012/JRJO/14ª Vara  Federal  Autos nº 2004.34.00.010319-2, de 13  de julho de 2012, e que está com o Exmo. Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, há seis (6) meses para dar um parecer a um recurso impetrado pela União, colocando por terra as diretrizes do ESTATUTO DO IDOSO que prevê o Periculum in mora na defesa à vida humana.

PORQUE sou idoso e não aguento mais esperar.
José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 50 de trabalho



WHY I AM ON HUNGER-STRIKE:
BECAUSE I’m a pensioner of Aerus (Varig-Transbrasil), and yet, have not received any of the salaries that I righteously deserve in more than SEVEN years.

BECAUSE I cannot stand anymore to pass difficulties, all the while being supported by two won lawsuits that the government refuses to abide, resort after resort.

BECAUSE it is unbearable to face the suicides, or the difficulties passed by my colleagues, forced as they are right now to subsist by the help of others.

BECAUSE of the many deaths – more than 800 – occasioned by the psychological pains that my ex-coworkers are forced to endure in our, currently, fragile economic situation.

BECAUSE I’m part of the 8.000 seniors and their families that are being humiliated, even if we are meant to be protected by the law “nº 10741 de 1º de outubro de 2003” (ESTATUTO DO IDOSO/ STATUTE OF THE ELDERLY).

BECAUSE we have the support of an INTERLOCUTORY RELIEF, sustained by the sentence “Sentença/2012/JRJO/14ª Vara Federal Autos nº 2004.34.00.010319-2, de 13 de julho de 2012”, in the cares of our Superior Tribunal of Justice’s President Joaquim Barbosa, for more than six months; nevertheless, after all this time, we have yet to receive what is prescribed in such legal resource, something that completely tears up the STATUTE OF THE ELDERLY, in regard of its defense of the principle of Periculum in Mora in order to safeguard human life.

BECAUSE I’m an old man, and I can’t cope anymore with this waiting.

28 comentários:

  1. Fôrça José Manuel. Estaremos vibrando por você. De longe estarei orando por você e que essas autoridades terminem logo com o nosso sofrimento.. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como estou ORGULHOSA de dizer: José Manuel foi um grande colega e amigo!
    Está mostrando sua coragem e valor!!!!!
    Que DEUS o proteja!!!!!!
    Abs,
    Ilca.

    ResponderExcluir
  3. ESTAMOS TODOS AO SEU LADO... ESTÃO TENTANDO NOS ROUBAR A DIGNIDADE, MAS ATRAVÉS DE VC A MANTEREMOS VIVA... ABÇOS

    ResponderExcluir
  4. Meu caro José Manuel.

    Teu sacrifício de mostrar ao país a "crueldade contra nós velhos aposentados" NÃO SERÁ EM VÃO!
    estaremos em vigília te olhando e mais ainda "ELE" O "UNIVERSO" té cuidará. pois não há mal que dure para sempre
    Hidrate-se , não descuide disso. A sua "FOME" , será combustível para resistirmos mais mais a esse holocausto a conta gotas que nos impoem a sete anos. Estamos contigo companheiro querido!
    A ti desejo Nam-Myoho-Rengue-Kyo

    Mário Augusto - Aposentado do AERUS com 72 anos

    ResponderExcluir
  5. Como poderíamos nos comunicar diretamente com as pessoas ligadas à greve de fome do José Manuel?
    De pronto, gostaria de sugerir, caso não tenha sido feito, que o José Manuel deveria obter pelo menos dois laudos médicos do seu estado geral de saúde, pressão arterial, todas essas coisas básicas, seu peso, isso é muito importante numa greve de fome. É a única forma de se provar que a pessoa está mesmo em greve de fome, para que não seja preciso chegar ao ponto dessa greve só ter repercussão quando o grevista estiver à beira da morte, e isso não espero que aconteça, espero sim, que o governo realmente tome uma iniciativa e não deixe essa situação prosseguir. Como você já deve saber, sem repercussão midiática, e, se possível, associando a injustiça que sofremos com toda essa onda de indignação, essa greve é inócua ... por três dias se falou muito nos principais meios de comunicação sobre a ocupação da sede do Aerus, agora, tudo já caiu em total esquecimento.
    Com certeza, você e seu blog pode ajudar muito, você sabe o e-mail de muita gente, fazer correntes de pressão sobre o governo e sobre a imprensa para que noticiem. A nossa questão é relativamente simples no que se refere ao cumprimento do que já foi decidido pela Justiça e só depende da Dilma e sua curriola, inclusive aquela cretina da Ministra Gleize Hoffmann, da Casa Civil, que vai sair para se candidatar ao governo do Paraná. No seu lugar vai entrar o atual Ministro da Educação Aloísio Mercadante.
    Quando digo que a nossa causa é relativamente simples, falo porque já existe decisão judicial a respeito e não se trata de coisas muita mais complexas politicamente como convocar Plebiscitos e Referendum para fazer reforma política, claro que tudo isso é para emgrupir o povo.
    Estou aqui, atento e aposto, minha saúde não vai bem, moro em São Paulo e aqui estou preso pelo tratamento da saúde, se não fosse o caso, poderia me locomover para minha cidade que é o Rio e onde tenho toda a parentada para me hospedar, se não fosse pelo tratamento aqui em São Paulo já estaria no Rio, onde me sinto mais em casa até que em São Paulo.
    Obrigado,
    Paulo Felske de Moura

    ResponderExcluir
  6. Força e boa sorte Jose Manuel.

    ResponderExcluir
  7. Deus do Céu!
    Até quando e até onde teremos que ir e o que fazer para obtermos justiça?
    Hoje pela manhã o Jose Manoel estava com outros colegas e nos encontramos na Candelária para nos dirigirmos ao prédio do Aerus.
    Trocamos um abraço tão carinhoso, saudoso! Ele não falou nada sobre esse ato desesperador.
    Por favor, querido amigo Zé, siga a sugestão do colega sobre laudos médicos, para que teu sacrifício não seja em vão.
    Força, querido e admirável colega.

    ResponderExcluir
  8. Nobre José Manuel

    A sua atitude extrema e a sua imagem geram reflexões. Vejo com tristeza o seu isolamento físico. Espero que seja somente a foto. De qualquer forma, tenho a certeza que mesmo à distância inúmeras pessoas estão com pensamento em você como se estivessem ao seu lado. Rezam e vibram positivamente por você e para que seja feita a justiça.
    Sou solidária à sua causa, mas confesso que fico descrente e muito triste quando constato que para fazer valer seus direitos legítimos um cidadão tenha que se sacrificar ao ponto de fazer greve de fome.
    Que DEUS lhe abençoe e proteja.

    Margareth Matos (SP - filha de pensionista Aerus Varig)

    ResponderExcluir
  9. Estamos contigo José Manuel. Tenho a convicção que a fome da alma está mais que saciada por este gesto de coragem e cidadania. Quiçá esses governantes e poderosos sem escrúpulos possam, de uma vez por todas, reconhecer os anos de trabalho e dedicação dos ex-funcionários da Varig e por fim reconhecer seus direitos. Um grande abraço. Renato Evangelista

    ResponderExcluir
  10. José Manuel, que você consiga o que é seu de direito..... parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  11. Estou agradecida e orgulhosa de vc Jose Manuel.

    ResponderExcluir
  12. Estarei torcendo José Manuel e orando para que tenha forças, pois coragem já tem.
    Abraços
    Glaé

    ResponderExcluir

  13. A Situação é desesperadora.
    Lolita Massignani Florez

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo eu e copoerta estamos contigo!!!tenha força pois realemnte a injustiça é o pior dos piores.Que Deus te ilumine !!!! Fé !
    eglea l doria

    ResponderExcluir
  15. Nao conheco o Jose Manuel. Mas sou solidaria com sua causa . Tenho uma filha aeroviaria e espero que ela nao passe por isso um dia, Sugiro que outras pessoas na mesma situacao e cidade se juntem a ele. Nao na greve de fome. mas ocupando o aeroporto, acampando, para ver se as autoridades tomam uma atitude que resolva essa situacao, boa sorte

    ResponderExcluir
  16. Só pessoas especiais tem esse desprendimento...esse altruísmo...todos de alguma forma serão beneficiados....'MINHA ADMIRAÇÃO ETERNA'....Cuide a saúde ...Abç...Maribel

    ResponderExcluir
  17. FORÇA JOSÉ MANUEL!!! Sua dor é nossa. Que Deus te abençoe te dê força e coragem!!! Ass: Angélica Oliveira


    ResponderExcluir
  18. JOSÉ MANUEL:
    SENTI UMA GRANDE EMOÇÃO AO SABER DE TUA SITUAÇÃO!!!É MESMO UM PAÍS DE CONTRADIÇÕES!!!ACHO VERGONHOSO O DESCASO COM OS IDOSOS!!VC MERECE TODO ORESPEITO E CONSIDERAÇÃO!!ACREDITO QUE VAIS CONSEGUIR!!DEUS TE SUSTENTARÁ NESTA LUTA!!APROVEITO PARA COLOCAR QUE MILHARES DE IDOSOS ESTÃO A ESPERA DE PAGAMENTOS DEVIDOS E GANHOS NA JUSTIÇA!!OS FAMOSOS PRECATÓRIOS!!TEMOS DE LEVANTAR TBÉM ESTA BANDEIRA!!VAMOS MORRER, SEM RECEBER, ENQUANTO MUITOS SE LOCUPLETAM COM NOSSO SUADO DINHEIRINHO!!!FORÇA, JOSÉ MANUEL!!!

    ResponderExcluir
  19. Prezado Jose Manuel.

    Que Deus te ilumine nesta sua nobre jornada. Te respeitava pelo exelente profissional e colega. Agora te admiro mais ainda pelo desprendimento de tamanho sacrificio em prol de tantos. Estarei eu e minha familia de seu lado torcendo que o socorro venha breve.
    Repouse ao maximo. Poupe sua energia. Estaremos todos orando pelo seu bem estar .
    Grande abraco e gratidao de Rute Tamico & Inoue e familia.

    ResponderExcluir
  20. Estimado colega Jose Manuel

    Tenho sentido uma angustia muito grande ao vê-lo em greve de fome não me sinto merecedora deste seu sacrifício , me constrange saber que se voce tiver sucesso todos usufruiremos mas espero poder ter o prazer de agradece-lo pessoalmente.
    Se estivesse em Sao Paulo faria questao de estar perto de voce mas estarei em orações.
    Raquel R Gomez ex Varig

    ResponderExcluir
  21. Inacreditavel como nao vemos NADA nas TV's e nos grandes jornais escritos.
    Um Fato tao importante.
    Acho que eles todos tem boas e seguras aposentadorias.
    Sorte pro Jose.

    ResponderExcluir
  22. Caro Jim, eu não conheço em detalhes o caso da Aerus e dos ex-funcionários da Varig. O que li em várias reportagens, é que a Varig faliu em razão da incompetência dos controladores da Fundação Rubem Berta, que era dona da Varig. Mas uma coisa me causa estranheza: onde foi parar o dinheiro da Aerus, o fundo de pensão dos funcionários da Varig? Ora, um fundo de pensão bem gerido, nunca acaba mesmo que a empresa vá à falência. Me parece que coisa parecida aconteceu com os funcionários da Vasp que até hoje não receberam suas indenizações. Coisas como esta só acontecem em países de merda como o Brasil. Estou solidário com o José Manoel e deplorando tantas injustiças. Finalizando, lhe peço um favor: tira a foto dessa vagabunda do seu blog, mantendo apenas o apelo: Devolva-nos o nosso AERUS. E mantenha a foto do cachorrinho, muito mais digno do que essas "autoridades" brasileiras, corruptas e sem vergonha.
    Otacílio M. Guimarães

    ResponderExcluir
  23. Sim, a quarta postagem mais acessada: 8 902 visualizações.

    ResponderExcluir
  24. 4ª postagem: 8 911 acessos/27 comentários.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-