sábado, 6 de maio de 2017

Fogos de artifício

João Pereira Coutinho

O PAPA VEM A FÁTIMA e a festa já começou: falo de um certo ódio antirreligioso que se multiplica em artigos de jornal, entrevistas, reportagens, até livros inteiros. Com um zelo que nem o mais crente dos crentes consegue imitar, lá temos as acusações de “falsificação”, “construção histórica”, “negócio” e sei lá que mais.

Foto: Francisco Aragão
Estes eflúvios sempre me provocaram o maior espanto. Como é possível um ódio tão profundo por algo em que não se acredita? Não seria o desinteresse a atitude mais aconselhável – e, no fundo, mais racional?

Dou um exemplo: o Verão aproxima-se. E, com ele, aproximam-se dezenas de festivais que prometem congregar milhares de fãs em torno de um ídolo qualquer. Pessoalmente, nem morto me enfiariam nesses recintos. Mas nunca me passaria pela cabeça dedicar horas, dias, meses de vida a denunciar, oralmente ou por escrito, a natureza ruidosa, alienante, anti-higiênica ou simplesmente imbecil desses convênios. Exceto, claro, se me obrigassem a lá ir, a respirar o mesmo ar, a contrair as mesmas doenças – e a abanar a cabeça com a mesma ferocidade. A intolerância só é compreensível em legítima defesa.

O mesmo devia valer para a intolerância antirreligiosa: ninguém obriga ninguém a ir a Fátima. Mais: ninguém obriga ninguém a acreditar no que quer que seja. E, no entanto, o fanatismo do tempo age como se a Igreja Católica tivesse absoluto domínio sobre os seus corpos e almas. Isto explica-se? Naturalmente, sim. E explica-se com a própria essência do fanatismo.

Para um fanático, não basta que o mundo, a começar pelo religioso, o deixe em paz. De Ricardo III (o ficcional) a Adolf Hitler (o real), existe na paz – na ideia simples de que é preciso viver e deixar viver – um estranho sabor a derrota.

O fanático precisa de guerra. Porque o fanático gosta de punir a realidade quando essa realidade não é uma cópia fiel da sua virtuosa cabeça.
Título e Texto: João Pereira Coutinho, Sábado, 5-5-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-