quarta-feira, 24 de maio de 2017

Conferências do Estoril: Global Migration, 29 - 31 de maio 2017


As Conferências do Estoril são um encontro global que ocorre de dois em dois anos sob um mesmo tema universal: Desafios Globais, Respostas Locais. Este é um evento que conta com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e que atrai cerca de 800 participantes, sendo que um terço destes são jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

Subjacentes à globalização estão alterações políticas, económicas, sociais e culturais que ocorrem todos os dias e que promovem e aceleram novos atores internacionais, divisões, interconexões e interdependências entre povos, países e regiões. Num mundo em rápida mutação, a crescente interdependência entre os diferentes atores e regiões apresentam tanto desafios como oportunidades que necessitam de uma cada vez maior e profunda análise.

Através da nossa abordagem inovadora, as Conferências do Estoril incorporam o conceito operacional de “solução de problemas”, partindo da premissa de que os problemas são globais e necessitam tanto de soluções globais como locais. Assim, a relação entre o local e o global é comum a todas as nossas edições.

Nas nossas quatro edições, recebemos vários oradores de renome mundial das esferas privadas e públicas, de todo o mundo, incluindo nove vencedores do prémio Nobel, 26 chefes e ex-chefes de Estado e 74 académicos por entre os nossos mais de duzentos oradores.

Para a quinta edição, a ter lugar em maio próximo, iremos, pela primeira vez, organizar as nossas sessões em torno de um mesmo tópico: o desafio das Migrações Globais. Entendemos que a Migração apresenta atualmente os maiores desafios e ameaças ao modelo democrático Ocidental e está no centro discursivo de debates contenciosos em várias das mais proeminentes democracias liberais. Sempre nos esforçámos, nos nossos programas, para dar palco aos assuntos mais prementes com necessidade de escrutínio público sem estarmos presos a quaisquer dogmas pré-impostos. Queremos promover o debate que leve a sociedades abertas sem impor qualquer premissa do «politicamente correto». Estamos conscientes de que as sociedades saudáveis abraçam a dissensão e albergam opiniões diferentes acerca de tópicos controversos, permitindo espaço suficiente para que os mecanismos democráticos trabalhem e respirem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-