terça-feira, 25 de agosto de 2020

Justiça manda Twitter revelar quem controla o perfil Sleeping Giants Brasil

Conta promove campanhas para que empresas deixem de anunciar em determinados sites

Anderson Scardoelli

Quem é que está por trás do perfil Sleeping Giants Brasil no Twitter? A fim de ter essa resposta, a equipe do site Jornal da Cidade recorreu ao Poder Judiciário. E por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), essa informação pode estar prestes a ser revelada.



A juíza Ana Paula Caimi acatou o pedido feito pelo veículo de comunicação online, conforme informa o jornal Folha de S. Paulo na edição desta terça-feira, 25. Dessa forma, a magistrada ordenou que a rede social revele os dados dos administradores do @slpng_giants_pt e também de sua versão gaúcha, o Sleeping Giants Rio Grande do Sul. Além disso, a integrante do TJ-RS ordenou as exclusões das páginas.

“Nitidamente contraditório”

O Twitter, no entanto, demonstra que não pretende cumprir a decisão. Nesse sentido, os responsáveis pela rede de microblogs informou que já recorreu da ordem judicial. A empresa avalia que o parecer contra os dois perfis é “nitidamente contraditório.”

Campanha contra anunciantes

Criado em meados de maio, o Sleeping Giants Brasil conta com 386 mil seguidores no Twitter.

O perfil foi inspirado em projeto dos Estados Unidos que se propõe a denunciar anúncios em sites considerados — por eles — como disseminadores de fake news.

A versão brasileira do projeto, por exemplo, tem sido marcada por promover campanhas contra veículos de comunicação e profissionais considerados conservadores. O site Jornal da Cidade foi um dos primeiros “denunciados” pelo perfil. No entanto, o discurso de ódio promovido por um colunista do jornal Folha de S. Paulo, que registrou torcida pela morte do presidente Jair Bolsonaro, foi ignorado pelo projeto.

Título e Texto: Anderson Scardoelli, revista Oeste, 25-8-2020, 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-