quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Scacht, os liberais e a magia exercida sobre as massas

Cesar Maia
Hjalmar Schacht foi o presidente** do Banco Central da Alemanha que deu cabo da megahiperinflação nos anos 20. Mantido em suas funções quando Hitler assumiu, foi afastado mais tarde, quando o boom econômico armamentista passou a ser financiado com emissão de moeda. Foi preso em 1944, acusado de um complô contra Hitler. Em Nuremberg, foi absolvido e no processo foi dito que "se Hitler tivesse seguido o Sr. Schacht nas suas recomendações monetárias, não teria havido segunda guerra mundial".
1. "Liberais, são aquelas pessoas que veem a teoria geralmente de forma correta e na prática raramente têm muitos adeptos. Pois a maioria não quer ver as coisas de forma certa, mas sim extravagante. O certo, porém, raramente é extravagante. Extravagante é o exagero, aquilo que está fora da lógica, razão e norma."
2. "Mas, aos poucos, Hitler sucumbiu a essa magia que exercia sobre as massas, pois quem se entrega a essa sedução das massas é, no final, conduzido e seduzido por elas e, na minha opinião, esse jogo de conduzir e ser conduzido levou para o mau caminho dos instintos da massa, do qual todo líder político tem de se manter distante. "
Ex-Blog do Cesar Maia, 06-01-2011
** Foi Presidente do Banco Central, sim. Mas também Ministro da Economia, de Hitler, de agosto de 1934 a novembro de 1937
Hjalmar Scacht
http://en.wikipedia.org/wiki/Hjalmar_Schacht

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-