terça-feira, 9 de abril de 2013

Ex-Blog entrevista Cesar Maia sobre Margaret Thatcher

Quando você era Secretário de Fazenda, (1983-1986) mantinha em seu gabinete um quadro com a foto de Margaret Thatcher. Por quê?
Pela enorme admiração por quem tinha o sentido da história, decidia coerentemente com o que pensava e defendia, sem ficar olhando as pesquisas de opinião. Mergulhei na vida política dela e aprendi muito.

Com as ideias liberais dela?
Apesar das ideias econômicas dela terem o maior destaque na imprensa e nos debates, eu me fixava na política. Por que ela vencia eleições sem recorrer ao palanque ou ao discurso fácil? Aprendi com ela o caminho da MICRO-POLÍTICA. Passei a ler e adotar. E levava comigo uma frase dela: ”Sempre há um novo começo”.

Você a conheceu pessoalmente?
Fui convidado em janeiro de 1986 pelo governo britânico a fazer um estágio no Reino Unido sobre finanças públicas e política. Era um momento de grande confronto político e sindical. O grande sindicato dos gráficos se negava a introduzir a informática. Parou os jornais. Fui convidado para ver Margaret Thatcher atuando duas vezes no parlamento. Naquela época o primeiro-ministro tinha que ir uma vez ou duas vezes por semana ao parlamento responder perguntas diretas do líder e de deputados de oposição. Eram 10 a 15 minutos, que pareciam 2 horas. O debate era sobre a greve dos gráficos. Thatcher foi impressionante: “Vocês ficam com o passado e eu fico com o futuro”, dizia. E em torno desse tema debatia entregando a oposição aos serviços de arqueologia.

Que biografia recomendaria de Thatcher?
Poderia recomendar – dela mesma – “Os anos de Downing Street”, (endereço do primeiro ministro britânico). Mas prefiro recomendar o monumental vídeo-documentário da BBC com duas partes e seus capítulos, de entrevistas com Margareth Thatcher. Apresentei trechos muitas vezes em reuniões mensais que fazia com o secretariado e em reuniões políticas. A última parte – quando seus pares forçam a sua renúncia – me ajudou muito, anos depois. Na época não havia o vídeo legendado em português, e contratei a tradução/ legenda. Um político, ao ver essa entrevista, muda de patamar. Se existe uma causa para os meus seis mandatos, essa causa está aí.
Ex-Blog do Cesar Maia, 09-04-2013

Thatcher: The Downing Street Years (BBC 1/4)

Thatcher: The Downing Street Years (BBC 2/4)
Thatcher: The Downing Street Years (BBC 3/4)
Thatcher: The Downing Street Years (BBC 4/4)

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-