domingo, 14 de julho de 2019

[Viagens e Destinos] Cromeleque dos Almendres


O nome é bastante exótico e curioso. What the hell quer dizer Cromeleque dos Almendres??

O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal.

Constitui-se num círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da Península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação.

Junto com o menir dos Almendres, localizado nas proximidades, o conjunto foi elevado a Monumento Nacional em 2015.
(...)

Fica a meia hora da cidade de Évora. O último lanço do acesso é por estradinha de terra batida, em alguns trechos bastante esburacada. Condução atenta e lenta exige-se.

Claro, o local tem sempre visitantes. Que se multiplicam alegremente em julho e agosto – verão no hemisfério Norte, férias escolares nos dois hemisférios. Quis dizer que, não fosse a presença de turistas, incluindo a nossa, seria um local de meditação. Afinal, aquelas pedras foram colocadas lá no sexto milênio antes de Cristo!!
Fotos: Daniel Torres e JP, julho de 2019






Anteriores:

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-