terça-feira, 16 de julho de 2019

[Livros & Leituras] Manual de Jornalismo (Estudos em Comunicação)

O que é o jornalismo? "Manual de Jornalismo" ensina as técnicas clássicas de recolha de informação e redação de notícias, de forma clara e concisa. Aspectos éticos e deontológicos, técnicas de realização de entrevistas e uma introdução aos principais gêneros jornalísticos são também abordados.


Autoria de Anabela Gradim, no ano de 2000.

Está à venda na Amazon, em formato e-book, por menos de 4 reais. Também pode ser lido aqui, em pdf.

Um livrinho de 237 páginas que recomendo a todo e qualquer leitor de jornal – impresso ou virtual – pois que ajudará o leitor a discernir o fato da opinião, e também a inferir a intenção e ideologia do jornalista.

“O jornalismo, como bem se depreende da primeira à última página deste manual. É um artesanato. O maior capital de um jornal, e o único do jornalista, é o seu brand name, uma reputação profissional impoluta, a credibilidade junto dos leitores e a confiança conquistada ao longo dos anos. Não basta entusiasmo e vontade de protagonismo. Fontes anônimas, jornalistas de ocasião, nada disto têm para oferecer.”

“O tempo por excelência da notícia é o presente do indicativo, por vezes o passado. Por esta razão, o condicional só deve ser utilizado em casos especiais: é um tempo verbal que inspira no leitor dúvida quanto aos fatos ou à credibilidade da fonte, e por isso só se utiliza quando o jornalista pretende marcar precisamente essa dúvida. Ora, tal procedimento só é admissível em casos excepcionais, pois os jornais não noticiam dúvidas, boatos ou rumores.” (Marcação do Editor).

Relacionados:

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-