quinta-feira, 11 de julho de 2019

[Viagens e Destinos] Elvas

Elvas é uma cidade raiana portuguesa do Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com 16 640 habitantes. O total do seu atual perímetro urbano tem cerca de 18 000 habitantes.

É sede de um município com 631,29 km² de área e 23 078 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias.

O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste pelo município de Olivença, disputado por Portugal a Espanha, a leste pelo município espanhol de Badajoz, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.

Apesar de Portalegre ser a capital de distrito, é Elvas a maior cidade do Distrito de Portalegre.

Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha reta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".

A 16 de Setembro de 2013, Elvas e Badajoz assinaram um protocolo de união e converteram-se na Eurocidade Elvas-Badajoz, com o objetivo de atrair mais investimento e desenvolvimento às duas urbes. Outro dos objetivos desta união passa pelo trabalho conjunto a nível cultural, económico e turístico. As duas cidades formam uma cidade com 210 487 habitantes (2014).

Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as muralhas de Elvas, as quais em conjunto com o centro histórico da cidade são Patrimônio Mundial da Humanidade, título atribuído pela UNESCO a 30 de junho de 2012.

Em 2007, segundo um estudo realizado pelo jornal Expresso relativamente à qualidade de vida das cidades portuguesas, Elvas foi classificada como a 12ª melhor cidade de Portugal e a 2ª melhor do Alentejo, apenas atrás de Évora.

Achei a cidade muito lindinha. Pequenina, limpa – sem pichações – tranquila, bem portuguesa! No meu conceito de portugalidade, é óbvio. Que pode não ser o do generoso leitor.

Algumas imagens:






     




   
 
  
Relacionado:

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-